Como elaborar uma estratégia de comunicação?
Estratégia de comunicação ainda é um ponto muito sensível quando se refere à distância entre o que é planejado e o que de fato é executado nas organizações.
O termo começou a ser usado no meio empresarial em meados da década de 40, por meio da teoria dos jogos, por Von Neumann. Nesse contexto, estratégia era um “plano completo e detalhado para direcionar as situações possíveis”.
Assim, quando nos aproximamos do universo da comunicação, temos pontos interessantes. Alguns autores incluem objetivos e metas como parte da estratégia, enquanto outros fazem claras distinções.
Agora, vamos entender os passos!
Como definir estratégias?
Nesse sentido, uma das referências adotadas nos estudos de estratégia na gestão da comunicação é de Marcélia Lupetti, segundo a qual estratégia compreende o conjunto de ações planejadas e executadas a partir da análise ambiental interna e externa e das oportunidades de mercado, do diagnóstico de comunicação, dos públicos envolvidos, dos objetivos de comunicação determinados e dos posicionamentos específicos (por público, canal, objetivo, segmentação).
Então, é importante destacar também que a estratégia precisa estar desdobrada nos diversos níveis de planejamento, que vão do longo prazo (plano estratégico) ao cotidiano da equipe de comunicação (plano tático e operacional).
Assim, confira os tipos de planejamento de comunicação e seus respectivos horizontes (curto, médio e longo prazo)
Leia mais:
>> Estratégias de comunicação: como ser mais certeiro em suas ações
Dessa forma, após entendermos o conceito de estratégia de comunicação, é a hora de entender como podemos formular e elaborar uma de maneira integrada.
Como formular uma estratégia de comunicação?
Desde já, sabemos que não basta fazer diagnóstico e planejar: é muito importante que a marca estruture um trabalho eficaz, baseado em uma estratégia de comunicação adequada à realidade da empresa, seus momentos e desafios.
Assim, confira algumas etapas do diagnóstico, com nossa metodologia exclusiva, chamada Diagnóstico 360º:
Assim sendo, a formulação das estratégias, que só deve ser feita após o diagnóstico e definição de objetivos, precisa também, levar em consideração:
- Riqueza de dados sobre momento atual, mercado, clientes, concorrentes, macro e microambiente obtidos no diagnóstico;
- Escolha de um segmento e alvo;
- Disponibilidade de recursos financeiros;
- Definição clara de objetivos de negócio;
- Objetivos de comunicação associados aos objetivos de negócio;
- Concorrentes e suas movimentações no mercado;
- Plano de riscos;
- Capacidade de execução;
- Recursos Humanos;
- Conhecimento técnico;
- Detalhamento do mix de marketing ou comunicação;
- Possibilidade de desdobramento da estratégia em um plano tático e ações viáveis;
- Criatividade;
- Caráter multidisciplinar;
- Obrigatoriedade, regulamentações e limitações do setor em que a empresa atua (um exemplo são as áreas reguladas, como saúde).
Quais são as estratégias mais comuns no processo de comunicação?
Então, após entendermos a importância do diagnóstico e da definição de objetivos para viabilizar a elaboração da estratégia, vimos quantos pontos precisam ser considerados para elaborar uma estratégia de comunicação integrada.
Assim, ao fazer buscas nas redes sociais e Internet, encontramos muitos equívocos sobre o que é e não é estratégia.
Exemplo de estratégias de comunicação integrada
- Fortalecimento da autoridade em determinado nicho;
- Reposicionamento da marca;
- Entrada em um novo segmento.
Agora, vamos entender o que não são estratégias de comunicação:
- Ações de relacionamento com a imprensa;
- Parceria com influenciadores;
- Criação de posts e etc.
Pois bem – Os últimos exemplos são ações de plano tático, ok?
Como elaborar uma boa estratégia de comunicação?
Então, de forma geral, esses são os principais passos da elaboração da estratégia de comunicação para sua empresa:
- Pesquisa de comunicação para construção do diagnóstico;
- Elaboração do diagnóstico;
- Planejamento de comunicação;
- Definição da estratégia;
- Plano de ação ou tático;
- Gestão estratégica;
- Mensuração de resultados – métricas, kpi e OKR;
- Acompanhamento;
- Aprendizagem;
- Atualização da estratégia.
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Decerto, é na fase tática, que será feita a gestão de tudo que foi planejado na esfera estratégica e que guiou a criação do plano tático.
Então, não confunda mais os dois e veja a importância de ter estratégias bem elaboradas, pois:
- Ter plano tático sem estratégia pode render crises e perda de dinheiro;
- Táticas isoladas não substituem uma boa estratégia.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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