Planejamento de comunicação é inútil! Não foram duas ou três vezes que me deparei com essa frase em contatos iniciais com clientes que buscavam uma consultoria. “Você quer gastar xxx horas do projeto em diagnóstico e mais xx em planejamento? Vou chamar outro que comece logo conteúdo, post e etc”.
Talvez por uma distorção, talvez por miopia de marketing.
Mas pensei, cá comigo: como fazer um trabalho de comunicação dar certo, sem antes investir em um estudo profundo do microambiente, macroambiente, mapa de públicos, reputação e etc?
Com certeza, esse cliente encontrará quem entregue apenas o “planinho de conteúdo “ que ele pediu. Mas, não seremos nós! Que valorizamos planejamento e assertividade.
O que pode ocorrer?
Na semana seguinte, os posts desse cliente começaram. Lindos, harmônicos, o tal do feed perfeito. Mas, ao olhar aquelas redes sociais, eu me peguei pensando:
Para quem era aquele conteúdo?
A qual estratégia ele estava associado?
Com base em que esses formatos foram definidos?
Será que ele tinha que falar com todo mundo ao mesmo tempo?
Será que postar igual em todos os canais vai dar certo?
Dessa maneira, fiz esse primeiro preâmbulo para alertar às empresas e empreendedores que queiram começar um trabalho de comunicação para seu negócios e que, muitas vezes, na pressa de ter resultados mais rápidos, acabam pagamento caro por um trabalho de uma agência que até vai entregar o cronograma editorial e o plano de conteúdo, mas as chances desse investimento não dar certo são grandes, pois falta planejamento de comunicação integrada e pesquisa!
Confira um dos materiais estruturados para conscientizar líderes sobre as crises e riscos que podem ocorrer devido à falta de planejamento de comunicação:
Como planejar sem diagnóstico?
Por isso, reuní os seis principais riscos de se contratar um serviço ou iniciar um trabalho de produção de conteúdo sem diagnóstico, pesquisa e a criação prévia de um plano de comunicação.
Vamos lá?
Publicação de conteúdo sem conhecimento das personas e público-alvo;
Gasto de tempo e energia em canais que não são estratégicos para seu público;
Criação da mesma mensagem para diferentes audiências;
Crises de imagem e reputação;
Associação de imagem a perfis que não são relevantes, como ação com influenciadores apenas pela quantidade de likes;
Falta de uma estratégia clara que não destacará as vantagens competitivas do seu negócio.
Dicas de planejamento de comunicação
Assim sendo, uma dica e recomendação que sempre dou a mais alunos é que todo conteúdo e campanha devem ser resultado de um plano tático, mas esse plano tático faz parte do planejamento estratégico de comunicação integrada.
Ou seja, conteúdos não brotam do chão e saem voando em direção à persona certa se não tiver pesquisa, diagnóstico, relacionamento, interação, escuta ativa.
Produção de conteúdo só por produzir é como esperar ter um novo emprego só por ter diagramado o currículo. Nada cai do céu.
Se sua marca quer ter resultados mais efetivos estar mais perto do público certo, ela precisa de um plano de comunicação integrada para ontem.
MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
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Texto: Isabela Pimentel *Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada Imagem: Divulgação
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.