Métricas de Comunicação: como usar?
Com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.
Para falar um pouco sobre esse tema, conversamos com Gustavo Esteves, da Métrica Boss, empresa que vem se destacando nessa área. De acordo com o especialista, as principais métricas a serem adotadas dependem de cada objetivo de comunicação , marketing e de negócio. E por isso, antes de tudo, é essencial entender os pilares do negócio.
A expressão “menos achismo e mais dados” reflete a ideia de que os dados são uma fonte confiável e imparcial de informações.
Portanto, ao tomar decisões de negócios, é essencial confiar nas evidências fornecidas pelos dados para obter insights valiosos e direcionar as ações de forma mais assertiva.Esse também é o nome da obra recém-lançada pelo especialista em Analytics.
Gustavo afirma que se estamos falando de avaliação da presença digital, pode-se considerar exibições e reconhecimento de marca.
“Para isso, eu listaria as sessões e volume de pesquisas pela marca no Google e outros buscadores, além das keywords mais bem posicionadas. As sessões, justamente para medir os acessos ao site, e principalmente, pelo orgânico, direto e Adwords, pois medimos o reconhecimento da marca”, detalha.
Esteves explica que para a empresa começar a investir na mensuração de resultados, antes, é necessário criar uma “cultura de métricas”, levando em consideração a estruturação da equipe e obtenção de parceiro para atender a demanda.
“Por exemplo, você confia nos dados do seu Google Analytics 4? Sabe quem instalou? Quem configurou? Os parâmetros do GA 4 estão corretos? Esse é o ponto inicial do negócio…Como você vai começar a falar de métricas se não está conseguindo tomar decisões? “, pondera.
É preciso criar uma “cultura de métricas” nas empresas
Gustavo conta que a área de métricas é desejo de muitas empresas e que todas elas possuem objetivos e buscam cumprir isso.
“O problema é que muitas empresas possuem basicamente as metas e não as métricas que te ajudam a justificar os motivos daquela meta ter sido atingida ou não. As métricas estão no caminho para chegar ao objetivo e também nas justificativas do mesmo não ter sido atingido”, complementa.
Como parte do escopo, a área de métricas vai analisar todos os dados do site e, com isso, os insights são dos mais variados, desde um nome de produto que os consumidores chamam de outra forma até um novo produto que pode ser lançado ou uma etapa do seu cadastro/compra, que pode estar prejudicando a sua meta.
” Confie no seu Google Analytics, deixe alguém ou contrate uma empresa para ser responsável pela área, dê liberdade a essa equipe/parceiro. Por fim, ouça e execute. Afinal, nenhuma ação é boa ou ruim antes de testar”, conclui.
Para saber mais dicas sobre métricas, acesse o Blog Métricas Boss e confira artigos inéditos.
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*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação /Viver de Blog
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