Gestão de crises: importância dos dados
Métricas de Comunicação

Sem dados e métricas, você apenas tem opiniões

Por: Isabela Pimentel22/mar/2020
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Sem dúvida, você enfrenta isso todo dia na sua empresa: a falta de uma visão baseada em dados estruturados, KPis e métricas?

Não tem coisa pior do que ouvir do presidente “Eu ACHO assim que vai ficar bom, as pessoas que seguem o Facebook DEVEM gostar”.  Dá para perceber que estão faltando dados?

Mas, como assim? Com base em que ele está dizendo isso? Seja como for, cabe a nós, gestores de comunicação#marketing e profissionais de #conteúdo e redes sociais explicar para ele a importância de TOMAR DECISÕES BASEADAS EM DADOS!

Em suma, fazer comunicação sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje. Além disso, com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.

Ademais, para a empresa começar a investir na mensuração de resultados, antes, é necessário criar uma “cultura de métricas”, levando em consideração a estruturação da equipe e obtenção de parceiro para atender a demanda.

Por exemplo, você confia nos dados do seu Google Analytics? Sabe quem instalou? Quem configurou? Em outras palavras, esse é o ponto inicial do negócio, como você vai começar a falar de métricas se não está conseguindo confiar os tomar decisão baseada em dados errados?

Para te ajudar nisso, e ter uma cultura de dados e métricas, trouxemos algumas dicas abaixo, vamos lá?

Dicas para criar uma cultura de dados e métricas na sua empresa

  • Faça uma análise dos canais de comunicação: redes sociais, canais para funcionários e redes sociais;
  • Verifique hoje, se há alguma forma de acompanhamento dos resultados e desempenho;
  • Caso não haja, identifique quais canais são estratégicos para que públicos;
  • Defina os canais e principais métricas;
  • Estabaleça proposta de indicadores de desempenho (KPI) baseado nas métricas e defina a forma de coleta de dados;
  • Analise os indicadores e os apresente para as partes interessadas do projeto (stakeholders);
  • Estabeleça metas relacionadas aos KPIs;
  • Defina responsáveis pelo acompanhamento;
  • Analise e interprete os KPIs;
  • Planeje sempre com base nesses dados!

Saiba como usar dados estratégicos no seu diagnóstico de comunicação.

Enfim, dados e métricas podem ser os elementos que te faltam para um lançamento de produto de sucesso, ou o fortalecimento do seu relacionamento com stakeholders.

Para saber mais e se aprofundar, você também pode baixar o nosso material “Como ter uma cultura de métricas e melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais?”

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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