transparência nos negócios
Comunicação e Liderança

Livros sobre gestão de crises e comunicação

Por: Isabela Pimentel5/set/2023
Compartilhe:

Gestão de crises é um tema por vezes tão complexo que exige a adoção de um trabalho multidisciplinar e focado. Não é a comunicação que resolve todos os problemas sozinha: é necessário uma articulação de esforços.

Por isso, no artigo de hoje, vamos trazer dicas de livros sobre gestão de crises e comunicação, vamos lá?

Um dos maiores autores brasileiros e autoridade no tema é João José Forni, que escreveu ‘Gestão de Crises e Comunicação’. A pergunta tema da obra é ‘O que gestores e profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas? ‘.

Livro sobre gestão de crises e comunicação

Com informações e análises sobre como prevenir e gerenciar as crises, o livro de Forni é essencial para quem se preocupa com resultados e o futuro das organizações.

Em Gestão de Crises e Comunicação, João José Forni reúne a prática exercida nas áreas pública e privada com um denso e minucioso levantamento bibliográfico.

Traz análises críticas das últimas grandes crises corporativas do Brasil e do mundo, incluindo a tragédia da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), atentados em escolas, a crise da Volkswagen e acidentes, como o ocorrido no Centro de Treinamento do Flamengo, o incêndio no Museu Nacional e o desastre aéreo com a equipe da Chapecoense.

Se, por vezes, imaginamos que uma crise é provocada apenas por riscos externos, diversos ruídos e falhas internas podem trazer situações bem críticas.

A articulação entre os ruídos e falhas na comunicação interna e seus possíveis impactos na imagem e reputação são o foco da obra ‘Ouvi dizer’- comunicação integrada como antídoto, da consultora, gestora de projetos e professora, Isabela Pimentel.

O sociólogo Edgar Morin considera que os boatos percorrem um caminho rápido, do emissor até sua cadeia de transmissão, tendo três fases em seu ciclo: incubação (quando, diante uma dúvida ignorada, ele nasce), propagação (se espalha rápido pela empresa) e metástase (morre, sendo combatido com a informação e resposta às dúvidas).

Dentre os fatores que contribuem para sua rápida transmissão, estão o medo de demissão, a falta de informações assertivas diante de dúvidas e conflitos e o desinteresse da liderança em ouvir reivindicações dos times, o que também é potencializado pela perda de confiança, surgimento de um clima de insegurança e fortalecimento das chamadas redes de comunicação informais.

Apesar de a maioria dos estudiosos apontar que não é possível haver empresas totalmente livres dos boatos e suas crises associadas, Sam Chapmam, autor de obras como A Empresa Livre de Fofoca (Faro Editorial), recomenda, a fim de reduzir o solo fértil para eles: 1) identificar sua fonte de origem; 2) administrá-los e convidar os envolvidos para um diálogo aberto; 3) criar um programa de comunicação com colaboradores; 4) trabalhar a transparência e confiança nas lideranças, estimulando trocas e feedbacks, em vez de separar ainda mais líderes e liderados.

Gestão de crises nas redes sociais

Agora, se quisermos entender a conexão entre a comunicação interna e o impacto da viralização de boatos, potencializado pelas redes sociais, a dica é o livro ‘Caiu na rede’, de Patrícia Teixeira, que é jornalista e mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Segundo a autora, a crise, independente de sua natureza, requer ações rápidas e certeiras. ‘Algumas surgem no universo digital e ganham força no próprio meio’, afirma.

Outras iniciam um protesto no mundo offline e tornam-se conhecidas somente depois que a manifestação se espalha pelas redes sociais. Essas crises podem, quando originadas no meio empresarial, afetar a estabilidade financeira, prejudicar o clima do ambiente corporativo e depreciar a reputação das instituições.

Cruzando mapas mentais e gestão de riscos e crises, temos o livro ‘Gerenciamento de crises’, de Claudio Sena, que aborda o uso de mapas críticos para organizar o que é complexo e caótico. Ele apresenta a diferença entre riscos, crises, cenários críticos e suas respectivas ações de gerenciamento.

Bibliografia completa de riscos e crises

Trouxemos uma Bibliografia básica de Gestão de Crises Corporativa, com a valiosa dica do professor João José Forni:

1. AUGUSTINE, Norman R. Como lidar com as crises – Os segredos para prevenir e solucionar situações críticas. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.

2. BARBEIRO, Heródoto. Crise e Comunicação Corporativa. São Paulo: Globo, 2010.

3. BERNSTEIN, Jonathan. Managers’s Guide to Crisis Management. New York: McGraw-Hill, 2011.

4. CARDIA. Wesley. Crise de Imagem – Os conceitos e os meios necessaries para compreender os elementos que levam às crises e como administrá-las. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.

5. DUARTE. Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. Teoria e Técnica. 4ª. Edição – São Paulo: Atlas, 2010.

6. FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber para enfrentar Crises Corporativas. S.Paulo: Atlas, 2019, 3ª edição.

7. FORNI, J.J. Comunicação em tempos de crise. Entrevista à revista Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – 2º semestre de 2007. São Paulo: ECA/USP, 2007. Pgs. 196 a 211

8. NEVES, Roberto de Castro. Crises Empresariais com a opinião pública. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

9. ROSA, Mário. A Síndrome de Aquiles – Como lidar com as crises de imagem. São Paulo: Editora Gente, 2001.

10. SUSSKIND, Lawerence & Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo: Futura, 1997.

11. TEIXEIRA, Patrícia. Caiu na Rede. E agora? – Gestão e Gerenciamento de Crises nas redes Sociais. São Paulo: Évora, 2013.

12. THOMPSON, J.B. O escândalo político – Poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.

13. VIANA, Francisco e outros. A surdez das empresas – Como ouvir a sociedade e evitar crises. São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2008.

Sites sobre Gestão de Crises

1. http://www.comunicacaoecrise.com

2. http://www.bernsteincrisismanagement.com/

3. http://www.crisisexperts.com/

4.http://gestiondecrise.com/

5. http://www.martha.com.br

6. http://melissaagnes.com

Quer saber mais sobre prevenção de riscos e crises?

Assim,  assista mais de 500 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Texto: Isabela Pimentel | 

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos