Gestão de crises ou flertar com a crise?
Gestão de crises. Tema tão importante, mas, tão pouco valorizado. No Brasil, em rodas de conversa formais e até mesmo em reuniões, se escuta diversas vezes a seguinte frase: “em time que está ganhando não se mexe”.
Mas, quando trazemos essa realidade para o mundo corporativo, ele representa um grande erro de concepção e gestão: não é pelo fato de que a empresa está bem agora e sua situação é confortável, que ela estará assim para frente, e que nunca passará por qualquer tipo de crise.
Independente do momento e da situação atual, toda empresa que se preocupa, de fato,com sua imagem e reputação, e quer zelar pelo seu nome, precisa fazer um trabalho intenso de mapeamento de riscos.
Sendo assim, essa fase consiste no entendimento e análise de todos os possíveis danos que podem estar associados a produtos, processos e serviços e quantificação desses riscos, na chamada Matriz de risco, que calcula a relação entre probabilidade e impacto.
Mas, o trabalho de prevenção de crises não para por ai.
Focando na gestão de crises
Costumo dizer que quem não mapeia riscos, acaba flertando com as crises, então, o que fazer depois que a matriz de risco da sua empresa foi criada?
É preciso criar uma série de práticas que vão após o processo inicial, que é o mapeamento de risco.
Vamos lá então entender melhor esse processo de gestão de crises.
Dessa forma, com o mapa de risco criado, elenque -os do mais grave para o menos grave, e, em seguida, crie uma estratégia de priorização e um plano de resposta e ação que seria colocado em prática caso esse risco se concretizasse.
Sim, é esse tipo de atividade que faz com que você imagine as possíveis ações a serem implementadas durante o gerenciamento, ou seja, quando a crise já está em curso.
Como sua empresa encara a gestão de crises?
Temos MUITOS materiais que irão te ajudar, vamos lá?
Confira o nosso CHECKLIST ANTICRISE
Aproveite também o Checklist – Você é um líder que sabe lidar com crises?
Não deixe de acessar nosso Infográfico – O que evitar durante uma crise de imagem?
Participe também do nosso grupo VIP sobre Comunicação,negócios e estratégia aqui
Quer ir além do mapa de risco e criar uma série de procedimentos preventivos para sua empresa?
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.