Gestão de crises e a postura do avestruz
Gestão de crises é algo bem distante da realidade da maioria das empresas em nosso país. Você não esperava, mas de repente, uma falha na logística e na produção, fez com que seu produto estrela se visse no meu de uma super crise.
Então, vamos imaginar essa cena: o telefone não parou, o SAC também não, assim como as menções nas redes sociais. É, amigo, você está no olho do furacão, passando por uma crise de imagem.
De repente, a imprensa liga, mas o porta-voz despreparado diz que não tem nada a declarar. E a crise que era só de imagem vira de reputação. Essa situação parece familiar?
Assim, quando a empresa não possui plano de crise, mapa de risco e uma política de relacionamento com a imprensa pautada pela transparência, tudo isso pode acontecer e aumentar ainda mais o tamanho do problema.
Por isso, antes de responder que não tem nada a declarar, a empresa deve:
1. Reunir dados para embasar sua resposta;
2. Convocar o comitê de crise para estudar a melhor forma de resposta;
3. Mostrar que a empresa está ciente do caso e está empenhada em resolver o caso.
Dessa forma, tão ruim quanto o silêncio, é a empresa se fazer de vítima ou alegar que não tem nada a declarar. Então, se sua empresa estiver passando por uma crise, na hora de responder, use essas dicas.
Afinal, de que fala ter um porta voz e adotar uma postura reativa diante da imprensa e stakeholders?
Montando o plano de gestão de crises
1. Reconheça o fato ;
2. Mostre o que está sendo feito;
3. Peças desculpas e preste condolências;
4. Responda baseado nos dados que tem até o momento;
5. Comprometa-se a informar ao longo do processo;
6. Deixe claros os próximos passos.
Confira os passos a serem seguidos para minimizar riscos à imagem e reputação:
– Reunir a equipe de comunicação;
– Buscar dados e situações sobre o contexto da crise;
-Convocar o time de crise;
– Conduzir o monitoramento em tempo real das notícias;
– Manter relacionamento com influenciadores e formadores de opinião;
– Preparar e alinhar discursos para porta-vozes;
– Integrar os canais;
– Manter o discurso institucional alinhado durante todas as etapas da crise.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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