Prevenindo crises com o media training
Media training não é novo, mas segue sendo essencial. Tradicionalmente, a empresa tem uma lista de porta-vozes eleitos, que são estratégicos em momentos de crise e tensão, em que a reputação da organização está ameaçada.Mas, uma vez, li uma frase de João José Forni em que ele disse que, durante uma crise corporativa, todos são porta vozes. Será mesmo que a crise tem que estar associada a um único rosto?
A comunicação tem mudado e cada vez mais, todos os colaboradores precisam estar muito bem treinados e capacitados, pois eles podem ser procurados pela imprensa, por um jornalista independente e até mesmo dar entrevistas em momentos de viagem, por exemplo.
Então, como mudar a ideia de que só a alta gestão pode ser porta voz?
Um dos passos para a construção de uma cultura de prevenção, como falamos no texto anterior, é a criação de uma série de protocolos, treinamentos e políticas de prevenção de crises, além do mapeamento de riscos.
O que é media training?
O media training é um desses treinamentos fundamentais. De acordo com Jorge Duarte, ele “designa cursos encomendados pelas assessorias de comunicação, com o objetivo de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia (…) que municiam as fontes com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento com a mídia”.
A ideia é que o o media training capacite o entrevistado para responder perguntas das entrevistas com mais segurança e facilidade, usando a linguagem, correta de acordo com as características de cada meio e circunstância.
Por mais que apenas a alta gestão receba esse treinamento de media training, é importante que os demais colaboradores da empresa também possuam noções de relacionamento com a imprensa.
Pensando nisso, que tal estruturar um treinamento sobre quais são as fontes, mensagens chaves para a instituição, principais posicionamentos?
Para saber mais sobre gestão da imagem, relacionamento e reputação com influenciadores e stakeholders, participe do nosso curso .
Autores:
Isabela Pimentel é especialista em mídias digitais e professora da FGV e ESPM
Dario Menezes é professor da FGV, da ESPM e Diretor Executivo do GroupCaliber, consultoria empresarial especializada em gestão da marca e da reputação (www.groupcaliber.com.br)
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.