gestao-da-imagem-e-reputacao
Gestão de Crises e Riscos Reputacionais

Como fazer gestão da imagem e reputação?

Por: Isabela Pimentel28/out/2020
Compartilhe:

Gestão da imagem é um cuidado essencial, mas que poucas empresas tem. A marca tem perfil nas redes sociais, em todas elas, mas nunca responde nenhuma dúvida, elogio, crítica ou demanda do cliente. Isso te parece familiar? Pois é.

Não podemos viver apagando incêndio e nem na urgência.  Nesse sentido,  cada vez mais , o trabalho de gestão da imagem e reputação precisa incluir em seu escopo os três itens:

  1. Produção de conteúdo de qualidade;
  2. Relacionamento com o cliente;
  3. Estrutura eficiente e integrada de SAC Digital (Omnichannel).

Como agir?

O cliente não irá encarar as marcas apenas pelo conteúdo que elas postam em sua linha do tempo,  mas também pelo jeito como respondem ao cliente, tempo de resposta, se essas empresas sabem ouvir feedbacks e investem em estratégias de fidelização, dentre outros fatores.

Sendo assim, para trabalhar de forma correta, é preciso uma gestão integrada.

5 passos da gestão da imagem

Em geral, são 5 os passos dados pelos clientes para avaliar uma empresa são:

  1. Consulta em buscadores (Google e Bing);
  2. Avaliação das redes sociais;
  3. Avaliação de canais de reclamações (Coluna de Defesa do Consumidor de um jornal, por exemplo);
  4. Avaliação de sites especializados em reclamações (Reclame Aqui e Proteste);
  5. Tempo de resposta nos canais on-line (Aba Fale conosco do site, por exemplo);
  6. Consulta ao CNPJ (para verificar se a empresa é registrada ou não);
  7. Consulta no site br.


Pensando nisso,  as dicas do especialista Fabrizzio Topper para consolidar a reputação digital da sua marca
podem te ajudar! Aproveite e  siga as seguintes etapas para gestão da imagem da sua empresa.

  1. Seja a materialização dos seus valores;
  2. Aja com transparência sempre e novamente;
  3. Compartilhe o que acredita o máximo que puder;
  4. Comunique-se por meio de histórias cativantes;
  5. Insista, teime, refine, persista e persevere;
  6. Seja tão fiel aos seus princípios;
  7. Prometa apenas o que puder entregar.

Gostou?

Se você gostou, acesse os mais de 30 vídeos estratégicos sobre o tema em nosso canal do YouTube. 

E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos