Como executar o plano de comunicação?
Planejamento de comunicação é algo fácil? Claro que não! Imagina só como seria simples: bastava só pegar um plano pronto, editar e colocar de volta na gaveta, pois todos os nossos problemas estariam resolvidos.
Com mais de dez anos de experiência em comunicação corporativa e planejamento, pude perceber que a maior dificuldade não é a criação do Plano em si, nem a reunião de informações para sua elaboração.
O maior desafio do plano de comunicação é o compromisso de todas as áreas para ele poder ser efetivado sem ser atropelado por demandas de última hora e não previstas, como falamos no texto da quinzena passada (Bora lá: como executar o planejamento de comunicação under pressure?)
Para que sua estratégia possa ter uma mensagem coerente e adequada às especificidades de cada público e plataforma, é necessário fazer um diagnóstico completo antes de iniciar qualquer trabalho de comunicação, mas, essa é uma das maiores deficiências do mercado: ter a visão completa do processo de gestão, do plano ao monitoramento.
Etapas do plano
Após ser criado, o plano precisa de alguns elementos fundamentais para poder rodar e levar à empresa a alcançar os resultados esperados:
- Patrocínio da liderança;
- Ser conhecido pelos membros da equipe;
- Ser divulgado para toda a unidade e envolvidos;
- Estar disponível em local de fácil acesso onde possa ser consultado por outros colaboradores;
- Estabelecer um conselho editorial e um comitê de comunicação, onde os colaboradores possam atuar e acompanhar a execução do plano de comunicação integrada.
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Quando e como tirar o planejamento estratégico do papel
Agora que você já entendeu o papel do planejamento integrado de comunicação para o negócio, é hora de colocá-lo em ação.
Podemos considerar que a sua empresa está pronta para partir para a parte tática quando já definiu:
- o problema de comunicação;
- os objetivos e metas da área;
- quais são as estratégias para alcançá-lo;
- os responsáveis por cada aspecto;
- como mensurar o sucesso do plano.
Tendo isso estabelecido, o que tiver caráter emergencial será priorizado e, em seguida, o plano tático entrará em ação.
Além disso, não podemos deixar de considerar que estamos vivendo em um mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Por isso, atualmente, a forma mais produtiva de organizar as demandas da área é por sprints; isto é, ciclos de entregas de acordo com metodologias ágeis, finalizados a cada semana, 15 ou 30 dias – ou o quanto a área determinar.
O papel do plano de comunicação
Como a todo momento ocorrem mudanças de cenário que afetam seus resultados, esse plano tático não pode ser rígido e inflexível. Tenha sempre em mente que o que seria aceito pelo público há uma semana pode ser muito criticado daqui a um mês.
Sendo assim, essa forma de trabalho permite adaptar o plano caso algo não esteja funcionando ou não faça mais sentido devido ao contexto externo.
E é exatamente nessa etapa que a mensuração dos dados ganha ainda mais importância.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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