Um café e um bate-papo: comunicação interna
Comunicação interna é um problema? Gestores de comunicação reclamam que a taxa de leitura de seus jornais internos e comunicados está baixa, mas não param para olhar os assuntos que vem sendo apresentados. Será que a linguagem utilizada está de acordo com as preferências do leitor? Estamos nos comunicando com pessoas reais ou personagens fictícios?
Quando as pautas refletem apenas ações e feitos da diretoria, alta gestão ou falam apenas sobre assuntos do topo, os demais setores não se sentem contemplados e isso gera rejeição!
Dicas preciosas
Uma dica: pare para analisar a última newsletter da sua empresa: daquilo que ali estava, o que o colaborador pode levar para sua vida, carreira ou projetos?
Será que a vida do colaborador se resume a ter que ler notícias sobre o próprio trabalho?
Uma das saídas para resolver a questão é investir em pesquisas e diagnóstico para conhecer os temas de interesse do público interno, a forma como querem receber estes conteúdos e com quais recursos e periodicidade.
Quando somos empáticos e nos colocamos no lugar do outro, produzimos uma comunicação interna mais humanizada.
Repense a comunicação
Nesse sentido de melhoria e humanização da comunicação, algumas empresas tem segmentado as publicações internas entre boletins gerenciais e outros com temas mais gerais, como dicas culturais, de gestão do tempo e qualidade de vida.
Por isso, realizar entrevistas, construir perfis, divulgar curiosidades da história dos personagens internos da empresa é um dos caminhos para materializar as práticas comunicativas.
Assim, se processos, dados,números e planilhas com resultados financeiros são os únicos itens de sua pauta de comunicação interna, é hora de parar para ouvir o colaborador!
Quer saber mais sobre planejamento de comunicação interna?
Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.