Como avaliar desempenho nas redes sociais?
Métricas de Comunicação

Como avaliar desempenho nas redes sociais?

Por: Isabela Pimentel9/abr/2018
Compartilhe:

Estar nas redes sociais sem um objetivo e estratégia muito bem definidos pode ser comparado a tentar pilotar um avião sem uma rota ou plano. Além disso, também é de grande importância que se estabeleça formas de mensuração dos resultados.

Um dos primeiros mitos que precisamos desfazer quanto falamos de métricas é que iremos acompanhar apenas números e planilhas.

Métricas em redes sociais

Digo isso por que uma empresa pode ter poucos seguidores e um elevado grau de engajamento e um número reduzido de curtidas, porém,  uma comunidade fiel e realmente embaixadora da marca.

Mesmo que sua empresa acompanhe muitas métricas, ou seja, dados brutos sobre o resultado das ações e campanhas planejadas, é muito válido que também se dedique tempo e atenção aos chamados KPIs, ou seja, indicadores de performance.

São os KPis que vão ajudar a entender melhor como dada métrica está se desdobrando ao longo do tempo.

Então, antes mesmo de criar uma crença cega em números e métricas, defina muito bem o que você precisa saber, qual o objetivo dessa análise. Olhe para os dados e veja o que pode ser extraído. Depois, então, estabeleça os KPIs fundamentais para cada canal, plataforma ou rede social.

Devo estar em todas as redes sociais?

A presença digital da empresa na web não deve ser motivada apenas pela vontade de ocupar espaço, “de estar ali”, de parecer maior do que não se é. É um trabalho estratégico de construção de reputação e fortalecimento de imagem. Em dos clientes foi além: criou vários perfis da sua empresa, com nomes diferentes, no Facebook.

Na etapa de diagnóstico, fui analisar cada um desses perfis e vi que, novamente, apenas um estava atualizado. Quem disse que na rede social mais significa melhor?

Vamos olhar com atenção alguns pontos para que nossos clientes possam compreender melhor a importância de não ter redes sociais apenas “de estimação” e que apenas sejam criados perfis nas redes estratégicas que a empresa possua capacidade de monitorar e gerenciar.

Melhore a performance da marca

1- Deixe claro ao seu cliente que criar um perfil não é apenas registrar um e-mail e uma senha atrelados a uma conta: envolve pensar em planejamento, produção de conteúdo e monitoramento constante;

2- Explique que cada rede é uma plataforma específica e que é melhor estar em apenas uma e dar conta dela, produzindo um conteúdo original que traga engajamento, do que manter 10 redes sem nenhum tipo de atualização apenas para “dizer que está ali” e “marcar presença”;

3- Esclareça que estar em apenas uma rede não significa fraqueza, mas sim foco no que é possível planejar e monitorar da melhor maneira possível.

Dicas da Comunicação Integrada

Se você gostou dessas dicas estratégicas, assista mais de 100 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos