Comunicação integrada: 6 ideias para adotar
Comunicação integrada: podemos considerá-la como um conjunto de esforços e estratégias articulados pelas organizações para gerar valor à marca e consolidar sua imagem.
Mas, de fato, sua empresa está preparada para ela?
Sabemos que um bom trabalho de comunicação bem planejada auxilia também a potencializar relacionamento com seus stakeholders e seu entorno.
Nessa perspectiva, comunicação Integrada é além de um nome: é uma filosofia essencial de trabalho que fortalece o posicionamento e autoridade.
Manter a coerência entre discurso e prática, agir de acordo com sua missão e seguir seus princípios são algumas formas de a empresa manter sua reputação no mercado. Para se comunicar de forma plena, a empresa precisa encarar a comunicação em uma perspectiva mais integrada.
Mais que uma articulação de esforços, a comunicação integrada é uma filosofia que guia o cotidiano. Os públicos, cada vez mais complexos e atuantes, querem fazer parte dos processos de comunicação interna, saber de todas as informações, investimentos, parcerias e tudo sobre a empresa.
Vamos nos aprofundar nesse tema com esse artigo especial!
Visão do mercado
Nessa lógica, para a professora da ESPM e Consultora da Verity Rosângela Florczak, o momento atual representa um desafio para a área de comunicação, especialmente por consequências da crise e pandemia.
“Esse ano lançou holofotes sobre os desafios da comunicação. Um deles é a necessidade de superar a visão simplista de ‘sair fazendo’:
“Comunicação não pode ser uma espécie de padaria: chego, peço e saio com o que é do meu gosto”.
Como trabalhar ?
Antes de qualquer ação, vem o planejar, ou seja, o trabalho diário de comunicação, que é uma visão holística das várias formas de fazer comunicação nas organizações.
Ela pode ser visto também enquanto uma orientação estratégica, dividida em comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica.
É uma filosofia de sinergia!
Fazer comunicação integrada sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje.
Com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.
Vamos conhecer três premissas básicas!
3 premissas da comunicação integrada
Assim sendo, as três premissas de trabalho integrado são : unicidade do discurso corporativo através de múltiplos canais de comunicação, o trabalho conjunto de profissionais de várias áreas e o planejamento integrado.
Também de acordo com Philip Kotler, a comunicacaointegrada compreende a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua a integração contínua e permanente.
Papel da comunicação integrada
Ou seja, é por meio da comunicação integrada e a gestão do discurso institucional e reputação que as marcas irão manter relacionamentos estratégicos com seus públicos.
O que muda quando minha empresa planeja?
Nesse sentido, a construção de uma comunicação articulada passa a envolver conteúdos múltiplos, equipes multidisciplinares, integração informatizada de processos e comunicação em tempo real.
Gostou do texto?
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA
Então, se você gostou do nosso conteúdo, assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia #gestaodecises e #planejamentodecomunicacao todo mês
Conheça nossos Materiais gratuitos sobre como fazer comunicação integrada e planejamento de comunicação.
Acesse também as aulas semanais no Youtube
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.