comunicacao-integrada-planejar
Comunicação Interna

4 Livros sobre comunicação integrada

Por: Isabela Pimentel17/abr/2017
Compartilhe:

Comunicação integrada é um tema amplo, assim como o universo da comunicação e redes sociais:  é muito dinâmico.  Nem sempre dá tempo de ler sobre tudo.

Diariamente, novos conteúdos são postados e ao mesmo tempo, perdidos. Como gerar conhecimento na era da economia da atenção?

Hoje vamos dar algumas dicas de livros sobre redes sociais, marketing digital e comunicação interna que farão a diferença na sua carreira, comunicador integrado!

Por mais pressa que você tenha, que tal reservar um tempo para o bom e velho livro?  Confira nossa seleção e dedique seu tempo para estudar e se atualizar!

Aprofunde seu conhecimento em livros de planejamento de comunicação com nossa trilha educativa especial, contendo 8 obras, infográficos e vídeos.

Comunicação com empregados: a comunicação interna sem fronteiras
Autores:
Bruno Carramenha, Viviane Mansi e Thatiana Capellano

Como se dá a relação entre empregado e empresa? E porque essa dinâmica interfere nos resultados e na reputação de uma companhia?  Responder a esta questão é debruçar-se sobre os meandros da Comunicação Interna. Mas, antes disso, é preciso perguntar: existe, de fato, uma comunicação que possa ser chamada de interna?

Assim,  para os autores desta obra a resposta é um ousado não. Simplesmente porque nenhuma informação, dado ou situação que ocorra dentro do perímetro de uma empresa ficará restrita aos seus muros.

Isso, simplesmente, é impossível, porque o público interno é (sempre foi e sempre será!) cidadão do mundo.

Visão integrada da Comunicação Integrada

Tudo que o empregado vivencia na empresa é, para ele, comunicação. E na soma dos mais diversos fatores é que ele irá elaborar sua percepção (boa ou ruim) sobre o local de trabalho.

Acontece que percepção é imagem – que ele forma e dissemina a todos os demais públicos. Não importa o tamanho da empresa, o tipo de instituição ou a natureza dos negócios: desta lógica, nenhum CNPJ escapa.

Redes Sociais 360 
Autor: Vasco Marques

Na primeira década do século XXI, era preciso convencer os clientes da importância de ter um site. Hoje em dia, todos têm consciência de que é obrigatório criar uma presença online, especialmente nas Redes Sociais. Mas apenas os mais rápidos e com a visão certa do futuro vão conseguir navegar rumo à comunicação de excelência.

Este guia é dirigido a gestores de empresas, que procuram uma estratégia assertiva para uma presença diversificada nas Redes Sociais; ao empreendedor, que quer lançar o seu negócio e precisa de saber qual a direção a tomar; às equipes de Comunicação e Marketing, que querem aprofundar a utilização das Redes Sociais.

Marketing de Gentileza
Autora:
Laíze Damasceno

Quem nunca foi tratado com grosseria, indiferença ou simplesmente teve a sua mensagem ignorada por alguma empresa ou marca na internet? O livro ‘Marketing de Gentileza: Manual da Gentileza Virtual para tocar o coração dos seus clientes’chega para quebrar paradigmas e transformar a maneira como empresas e marcas se relacionam com as pessoas no ambiente digital.

Dessa maneira,  em linguagem simples e didática, Laíze aborda temas relevantes e essenciais para uma atuação positiva nas redes, como: “O que não fazer na comunicação e no atendimento on-line”, “Passos fundamentais para construir relacionamentos sólidos nos canais digitais”, “Como trabalhar a imagem sem falar de produtos e serviços”, “Qual é o seu propósito?”, “Não Pague Mico nas Redes Sociais”, “Passos para prevenir crises”, além de um capítulo colaborativo, “Cases de Gentileza Virtual”, com a publicação de depoimentos sobre experiências positivas na web com marcas e empresas de diferentes portes e segmentos.

 

Ouvi dizer- comunicação integrada como antídoto (Isabela Pimentel, 2022)

Quando uma empresa não investe na chamada comunicação com funcionários (antiga comunicação interna), ela se torna vulnerável às cadeias de contágio de boatos ou rumores, que se originam como pequenos ruídos, crescem, multiplicam-se e se espalham por toda a empresa.

É exatamente nestes pontos pouco explorados pelo mercado editorial brasileiro que nosso livro foca: a correlação entre a comunicação eficiente, o contexto de recepção das mensagens e a origem dos boatos nas empresas. Dentre os fatores que contribuem para sua rápida transmissão, estão: o medo de demissões, a falta de informações assertivas diante de dúvidas e conflitos, e o desinteresse da liderança em ouvir reivindicações dos times, o que também é potencializado pela perda de confiança, surgimento de um clima de insegurança e fortalecimento das chamadas redes de comunicação informais.

Comunicação integrada é um processo de diálogo que vai além de informar e enviar mensagens. Por isso, se sua empresa quer ter uma comunicação saudável e desenvolver anticorpos contra boatos ou atenuar suas perigosas consequências, estimule a cultura do feedback entre times e líderes, promova conteúdos e campanhas que envolvam o colaborador em primeira mão e faça parcerias com embaixadores e influenciadores internos.

Afinal, por trás de todo “ouvi dizer”, há um “preciso saber” em sinal de alerta. Assim, com essas orientações, é possível eliminar de vez os boatos das empresas? Vamos percorrer juntos esta viagem pelo universo dos boatos organizacionais e em rede, e entender como uma visão integrada de comunicação, gestão e liderança pode ser a chave para a mudança.

Gostou?

Aprenda também a criar uma campanha de comunicação integrada usando essas técnicas.

Assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia #gestaodecises e #planejamentodecomunicacao todo mês

Assine nosso canal no Youtube para receber mais dicas semanais e aulas gratuitas sobre como criar uma campanha de comunicação e a Newsletter Mensal com artigos exclusivos e cases

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos