Gatilhos mentais na estratégia digital
Gatilhos mentais tem sido muito usados no meio digital, mas, sem planejar ou considerar a persona, de forma mecânica. Planejamento de comunicação é um dos grandes e mais desafiadores temas dos dias de hoje, em que a pressa pela entrega de conteúdo acaba reduzindo o trabalho de comunicação consistente ao volume de informação publicada.
Nesse oceano digital de tanto conteúdo, encontramos diversos recursos de comunicação persuasiva, denominada “Copywriting”.
Um dos principais autores a abordar a influência e o papel dos chamados gatilhos mentais na comunicação foi Robert Cialdini.
O que são gatilhos mentais?
Como afirma o autor Gustavo Ferreira, Gatilhos Mentais são apenas atalhos para a construção de um conteúdo baseado em Copywriting, mas, por si só, o uso de gatilhos não faz milagre e nem traz resultados incríveis se não houver elementos essenciais, como o Planejamento de comunicação integrada.
Sendo assim, um dos maiores erros no marketing digital é abusar de gatilhos e não considerar que eles são apenas ferramentas.
Por exemplo, você pode utilizar o gatilho da especificidade para mostrar seu foco de produção de conteúdo em determinado tema, mas se isso não for real, se não há evidências, cases e depoimentos, será apenas um conjunto de palavras.
Assim, é preciso ir além. Para gerar confiança e ter autoridade, é essencial ter credibilidade no que é feito, dito e comunicado, sem isso, novamente, caímos na ideia da ferramenta mágica.
Um outro fator que aumenta a credibilidade na hora da tomada de decisão é o uso do gatilho da prova social. Ela deve ser usada com verdade, transparência e autorização de alunos que fizeram um curso, por exemplo, jamais serem inventadas para atrair curtidas.
Confira o guia de estratégia digital
Gatilhos negativos
Alguns gatilhos de cunho negativo, especialmente urgência, escassez e medo vem sendo muito utilizado nos roteiros de Copywriting e cartas de venda, mas podem trazer pontos negativos para sua campanha ou projeto de comunicação , soando agressivos, e até mesmo, repelindo sua audiência.
Ou seja, existem outros gatilhos mais oportunos, como imaginação, quebra de objeções e contraste que podem chamar atenção da sua persona sem serem apelativos e focarem apenas no aspecto negativo.
Consideramos que esses recursos são importantes para o posicionamento digital e devem estar presentes no plano tático, mas, acreditar que gatilho sozinho resolve todos os problemas de comunicação é pura inocência.
O que você acha?
É essencial ter estratégia de conteúdo focada no digital e seguir os passos básicos, pois cada meio, tem seu tom e estilo de publicação.
Comente aqui o que acha do uso de gatilhos mentais.
MATERIAIS EXTRAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nosso curso FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Aprenda também a criar projetos de comunicação
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.