Stakeholders: quem são dentro da sua empresa?
Antes chamados de público alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno. Para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito com quem e quando devem se comunicar.
Tradicionalmente chamados de público alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se não tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.
Assim, com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados.
Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar – e muito, a percepção que os públicos tem dela.
Dessa forma, não podemos perder de vista que a empresa também possui, além dos stakeholders externos, os internos, ou seja, seus colaboradores.
Existem diversas classificação desses públicos, vamos ver mais abaixo:
Públicos internos
São os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa:
- Gestores da empresa;
- Colaboradores;
- Acionistas;
- Equipes de projetos.
Agora os stakeholders externos
São os stakeholders que estão fora do ambiente da empresa, mas que interagem com ela de alguma forma:
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Clientes;
- Familiares dos clientes;
- Governo;
- ONG’s;
- Mídia;
- Sindicatos;
- Influenciadores digitais;
- Meio ambiente.
Nesse contexto, alguns autores também utilizam o termo stakeholders mistos, quem há sobreposição interno e externo.
Então, antes de planejar sua comunicação, que tal dar uma pausa e se dedicar à análise e identificação dos stakeholders?
- Afinal, quando mapear stakeholders?
Esse mapeamento é essencial em todas as etapas do Planejamento e deve ser feito já durante a primeira delas, o diagnóstico de comunicação:
Assim, para te ajudar, reunimos os primeiros passos essenciais para começar o trabalho de diagnóstico de comunicação, vamos lá:
-Identificação da missão, visão e valores;
-Definição do negócio;
-Análise do ambiente externo, setorial e interno;
– Diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.
Assim sendo, em termos detalhados, esse processo macro e geral se desdobra em etapas específicas de análise de mercado, marca, reputação, canais, etc.:
- Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa
- Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
- Analisar empresa e sua reputação;
- Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores, diretoria, colaboradores;
- Auditoria de imagem;
- Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
- Mapeamento de defensores e detratores;
- Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
- Pesquisas de opinião;
- Pesquisa de mercado;
- Pesquisas de clima;
- Pesquisa de atendimento ao cliente;
- Grupo focal com formadores de opinião;
- Compilação;
- Apresentação.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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