Sem dados e métricas, você apenas tem opiniões
Sem dúvida, você enfrenta isso todo dia na sua empresa: a falta de uma visão baseada em dados estruturados, KPis e métricas?
Não tem coisa pior do que ouvir do presidente “Eu ACHO assim que vai ficar bom, as pessoas que seguem o Facebook DEVEM gostar”. Dá para perceber que estão faltando dados?
Mas, como assim? Com base em que ele está dizendo isso? Seja como for, cabe a nós, gestores de comunicação, #marketing e profissionais de #conteúdo e redes sociais explicar para ele a importância de TOMAR DECISÕES BASEADAS EM DADOS!
Criar uma cultura de dados no marketing de uma empresa envolve mudanças significativas na maneira como a equipe pensa e age em relação aos dados.
E não é sobre contratar ferramentas, é , sobretudo, à prática de tomar decisões baseadas em dados precisos e analisados.
No marketing, isso significa usar dados para entender o comportamento do consumidor, medir o desempenho das campanhas e otimizar estratégias.
Com uma liderança forte, ferramentas adequadas e uma equipe bem treinada, sua empresa pode se tornar verdadeiramente orientada por dados.
Em suma, fazer comunicação sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje. Além disso, com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.
Ademais, para a empresa começar a investir na mensuração de resultados, antes, é necessário criar uma “cultura de métricas”, levando em consideração a estruturação da equipe e obtenção de parceiro para atender a demanda.
Por exemplo, você confia nos dados do seu Google Analytics? Sabe quem instalou? Quem configurou? Em outras palavras, esse é o ponto inicial do negócio, como você vai começar a falar de métricas se não está conseguindo confiar os tomar decisão baseada em dados errados?
Para te ajudar nisso, e ter uma cultura de dados e métricas, trouxemos algumas dicas abaixo, vamos lá?
Dicas para criar uma cultura de dados e métricas na sua empresa
- Faça uma análise dos canais de comunicação: redes sociais, canais para funcionários e redes sociais;
- Verifique hoje, se há alguma forma de acompanhamento dos resultados e desempenho;
- Caso não haja, identifique quais canais são estratégicos para que públicos;
- Defina os canais e principais métricas;
- Estabaleça proposta de indicadores de desempenho (KPI) baseado nas métricas e defina a forma de coleta de dados;
- Analise os indicadores e os apresente para as partes interessadas do projeto (stakeholders);
- Estabeleça metas relacionadas aos KPIs;
- Defina responsáveis pelo acompanhamento;
- Analise e interprete os KPIs;
- Planeje sempre com base nesses dados!
Saiba como usar dados estratégicos no seu diagnóstico de comunicação.
Enfim, dados e métricas podem ser os elementos que te faltam para um lançamento de produto de sucesso, ou o fortalecimento do seu relacionamento com stakeholders.
Para saber mais e se aprofundar, você também pode baixar o nosso material “Como ter uma cultura de métricas e melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais?”
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.