Presença digital é mais que um post
Na era da economia da atenção, toda marca que se dedica à produção de conteúdo quer ter engajamento, curtida, alcance e sucesso em suas publicações.
Mas, nessa corrida sedenta por likes, muitas acabam confundindo dois conceitos fundamentais: presença digital e post.
Dessa forma, muitos erros acontecem, tanto em termos de tempo e energia, quanto de falta de resultados esperados.
O que é presença digital?
– Estar em diversas redes sociais não é sinônimo de uma estratégia bem sucedida se falta planejamento e diretriz;
– Não basta estar em mil redes se o atendimento ao cliente e o relacionamento não são prioritários.
Quando falo de presença digital, esse conceito vai muito além do que meramente produzir uma série de posts.
Pensar em conteúdo digital requer encarar e estruturar a gestão estratégica da comunicação. Confira nosso material especial:
Ela se refere a um trabalho planejamento, permanente, coerente e consistência de produção de conteúdo, relacionamento e comunicação com as principais partes interessadas ou stakeholders.
Sendo assim, para criar uma presença digital efetiva, sua empresa precisa:
1. Fazer um diagnóstico dos cenários, concorrentes diretos e indiretos;
2. Mapear os principais problemas e desafios de comunicação;
3. Desenvolver um plano de comunicação;
4. Ter um planejamento de conteúdo associado à estratégia definida no Plano de Ação.
Gostou? Tenho uma novidade para te contar!
Assim, sendo, agora que você já conferiu as dicas, leia nosso artigo Gestão de crises e reputação
Lancei uma Escola inédita que capacita profissionais de comunicação experientes, consultores, líderes e gestores que precisam de conhecimentos, técnicas e ferramentas práticas e de rápida implementação para criar projetos mais eficientes, minimizar ruídos e evitar crises de imagem e reputação, entregando conteúdo e acompanhamento exclusivos, ao contrários de cursos sem prática.
Confira o que mudou na presença digital das marcas pós-pandemia da Covid-19
Assine nosso canal no Youtube para receber mais dicas semanais e aulas gratuitas sobre como criar uma presença digital efetiva.
Conheça também nosso curso Do Plano ao monitoramento e aprenda a criar uma campanha de comunicação eficiente , não apenas para mídias tradicionais, mas especialmente para as digitais
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.