planejamento
Comunicação Institucional

Planejamento em tempos de crise

Por: Isabela Pimentel4/out/2015
Compartilhe:

Planejamento em tempos de crise. Esse tem sido um dos maiores desafios das empresas de comunicação e que investem no setor e vem vivenciando perda de contas e clientes, associada ao considerável corte nas verbas disponíveis para campanhas. Como obter bons resultados se é difícil prever o que irá acontecer nas próximas horas, em um contexto altamente suscetível às transformações da política e economia?

Setembro e outubro são os meses em que as empresas começam a desenhar seus planejamentos orçamentários, levantar o budget disponível e neste momento, é preciso pensar o que se pode e  se está disposto a investir em comunicação interna para 2016.

E nas reuniões de diretoria e com o financeiro, como lutar para que a área de comunicação interna, justamente ela, que é tão estratégica em tempos de crise, sofra os temidos cortes?

Antes de tudo, cada profissional de CI deve ter consciência do seu papel dentro da organização, não apenas para o cumprimento da missão institucional, como na difusão dos valores e promover mais motivação entre os colaboradores.

Antes de iniciar o processo de planejamento, pare um pouco e avalie, detalhadamente, o quanto foi investido em ações de comunicação interna dentro da empresa no ano anterior, que tipo de campanhas foram mais caras e quais tiveram o melhor custo x resultado, avaliando se foram eficazes e se isso justifica repetir o investimento em ações parecidas em 2016.

Trabalhar de forma integrada é outro caminho possível. Que ações da engenharia irão demandar uma campanha de incentivo?

Que tal conseguir inserir a verba para a comunicação deste projeto  na verba prevista e diluir os gastos entre as áreas?

Como o público interno é o principal disseminador da imagem da empresa (são os embaixadores da marca), é preciso que ele seja considerado prioritário no desenvolvimento das políticas de comunicação, sendo permanentemente ouvido e consultado, para que as ações realizadas sejam eficazes e fortaleçam a missão, visão e valores.

Planeje-se para não perder tempo, trabalho e investimentos em capital financeiro e humano.

Gostou do texto?

Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.

Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica

Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.

Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos