Gestão de crises: importância dos dados
Comunicação Interna

Por que é importante acompanhar indicadores de comunicação interna?

Por: Isabela Pimentel26/jan/2018
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Uma Comunicação Interna eficiente é sinônimo de alinhamento de equipe, engajamento, satisfação dos colaboradores com a empresa que trabalham e resultados mais efetivos no mercado.

Mas tudo isso não acontece apenas em um passe de mágica!

Trabalhar com Comunicação Interna requer um esforço diário dos profissionais da área para conhecer quem forma a empresa, seus objetivos alí dentro e, diante de todas essas respostas, alinhá-las com a missão, visão e valores organizacionais.

Por isso, o primeiro passo dessa jornada de sucesso é reconhecer a importância e impacto do departamento de CI dentro da organização.

Analisar os resultados da área possibilita que se construa uma imagem de valor, uma estratégia sólida e uma visão objetiva sobre os investimentos mais adequados para potencializar o alcance aos colaboradores da organização.

Sem a avaliação das ações não é possível quantificar ou qualificar o trabalho desenvolvido e muito menos quebrar as barreiras da comunicação.

Por isso neste post vamos mostrar a importância de analisar indicadores de CI e como fazê-la de maneira eficaz. Boa leitura!

Por que acompanhar os indicadores da Comunicação Interna?

Mensurar indicadores é fundamental para uma empresa porque permite o entendimento do caminho percorrido e revela a necessidade de eventuais ajustes.

Acompanhar os indicadores da Comunicação Interna faz com que se tenha uma visão mais clara da percepção que os colaboradores têm da empresa e de sua comunicação, além de auxiliar na definição da melhor estratégia para que a empresa possa atingir patamares ainda mais altos.

Com as métricas em mãos, você pode analisar como as informações estão sendo recebidas pelos colaboradores e se essas informações estão sendo interpretadas corretamente.

Quando observado algum equívoco de interpretação ou até mesmo de atitudes que não correspondem com a esperada, é possível saber quanto esforço será necessário para resolver cada problema encontrado, ou melhorar determinada área.

Com o levantamento e acompanhamento regular dessas métricas, toda nova ação que sua equipe possa querer fazer será respaldada por resultados das ações passadas e não apenas por intuições. Além disso, será baseado na realidade da sua empresa, e não apenas nas boas práticas do setor.

Quando se tem em mãos a comprovação de que existem oportunidades a serem trabalhadas o departamento mostra o valor da Comunicação Interna na empresa e é quase certo que se consiga maiores investimentos na área.

Abaixo preparamos um infográfico para mostrar a importância de mensurar indicadores da Comunicação Interna. Confira:

Como avaliar a efetividade da Comunicação Interna

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Internacional de Comunicação Corporativa, o IABC, apenas 40% dos profissionais responsáveis pela comunicação interna realizam a mensuração dos indicadores do setor, sendo que apenas 16% estão satisfeitos com a capacidade de medição que possuem.

Essa taxa baixa de satisfação com os resultados obtidos acontece, segundo o IABC, devido à uma combinação de fatores, dentre eles: a falta de conhecimento sobre quais índices medir, não saber por onde começar, não ter o hábito de trabalhar com números e achar que não é essencial demonstrar estas métricas aos diretores.

Boa parte dos resultados obtidos por uma comunicação interna eficaz não são exatamente tangíveis, e podem estar ligados apenas indiretamente à ganhos financeiros.

Pensando nisso, separamos algumas perguntas para nortear sua mensuração.

#Qual é o alcance da Comunicação Interna?

Antes de qualquer ação você precisa entender o cenário da comunicação da empresa onde trabalha, e uma informação fundamental para o departamento é saber se os comunicados estão impactando todos os colaboradores.

Para isso, é necessário analisar se os canais de comunicação interna utilizados atualmente alcança a empresa inteira de forma eficaz, ou seja, se os colaboradores estão de fato consumindo as informações enviadas.

#As ações são condizentes com os valores da empresa?

De nada adianta o esforço do setor se eles não fazem sentido para a cultura da empresa, correto?

Alinhar ações com os valores da empresa é um ponto importantíssimo para ganhar investimento no departamento. Saber se os colaboradores conhecem a visão, missão e valores da empresa no mercado e estimular atividades para que esses pontos fiquem claros é papel da Comunicação Interna.

#Qual o impacto que a comunicação tem feito na empresa?

O ROI é um termo inglês que significa “Retorno sobre o Investimento” e serve para dizer se os investimentos monetários estão tendo o retorno esperado.

Colocar em números as ações da CI pode não ser tão fácil assim, mas é fundamental encontrar maneiras de mensurá-las. Quando o colaborador se sente bem no local onde trabalha, ele tem mais disposição em estar ali, logo a produtividade aumenta e os resultados obtidos refletem diretamente no investimento aplicado.

#Você sabe se os colaboradores veem a empresa como um lugar bom para se trabalhar?

Você sabia que a produtividade da sua equipe está ligada diretamente com a felicidade das pessoas que formam o time? O engajamento e a satisfação dos colaboradores é primordial para ele vestir a camisa da empresa e ser o embaixador da marca.

Mensurar essa sensação de pertencimento é de extrema importância e, independente de qual departamento seja o responsável por medí-lo (RH ou CI), esses dados trarão muita inteligência para guiar as ações futuras e até para calcular o ROI das ações passadas. Com todas as respostas em mãos fica mais fácil de escolher os canais de comunicação mais assertivos para sua empresa e desenvolver um planejamento para futuras ações.

Conquistar bons resultados, e acompanhar os indicadores de comunicação interna, é a melhor estratégia para comprovar a importância do setor e conquistar seu devido reconhecimento.

E para auxiliá-lo nesta tarefa, você pode baixar o kit de mensuração da CI que desenvolvemos:

Espero que tenha gostado de nossas dicas. Até a próxima!


Sobre o autor:

Este artigo foi escrito pela equipe do endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a Progic!

 

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