Planejamento de comunicação x crises
Planejamento de comunicação é essencial, mas poucos profissionais e empresas dedicam o devido tempo a ele. Não basta estar na Internet e ter páginas nas redes sociais para ter a chamada presença digital. Muitas empresas, por vezes, acabam criando diversos canais, que ficam parados, sem atualização de conteúdo, às moscas.
Mas, onde fica a comunicação integrada e estratégia bem articulada se esses canais mal dialogam?
Então vamos lá: o primeiro passo para pensarmos em estruturar um projeto de relacionamento digital é definir o posicionamento da marca, ou seja, como ela quer ser vista e percebida por seus principais stakeholders.
Considere essas perguntas-chave:
Acesse o guia de planejamento estratégico de comunicação
Antes mesmo de sair criando posts ou campanhas, é preciso avaliar com calma alguns pontos sobre a estratégia e planejamento.
Assim, avalie com calma:
O que sua marca precisa comunicar?
Então, para quem é a mensagem?
Quais são os objetivos estratégicos?
Todas essas perguntas nortearão o posicionamento da empresa.
Sendo assim, em um outro momento, definido o planejamento, objetivo, táticas e a estratégia, é hora de fazer o mapeamento de canais.
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Em que canais o público da sua marca está?
Para esse mapeamento, é preciso fazer uma análise da sua concorrência direta!
Como sua concorrência está se posicionando?
Que tom ela usa? Em que redes ela está?
O que fazer após o diagnóstico?
Assim sendo, após essa fase de pesquisa e diagnóstico, é importante começar a criação da estratégia própria e autêntica da sua marca, afinal, esse é o segundo passo.
Por isso, para prevenir crises, avalie o objetivo de criação de novos canais, defina uma equipe responsável, crie a estratégia, defina as táticas, imagine formas de mensuração e indicadores de desempenho!
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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