Como implementar métricas em comunicação?
Métricas em comunicação, infelizmente, são uma realidade distante nas empresas. Lembro-me como fosse ontem. Eu estava passando pelo corredor da empresa e fui chamada pelo presidente.
Logo após, ele disse que tinha uma ideia incrível e precisava que eu criasse uma campanha inteiramente na solução mágica que ele queria oferecer ao público.
Prevenida que sou, conversei com o jurídico!
E também com a área de produção, e, por conseguinte, descobri diversos indicadores de que o produto que o presidente que fosse divulgado em uma campanha logo iria começar a faltar nas prateleiras.
Agora, antes de tudo, eu pergunto uma coisa: como eu pude saber que não seria uma boa ideia fazer uma campanha conforme ele tinha pedido?
Só pude fazer um mapeamento de risco, pois eu tinha dados. Ou seja, precisamos levar a sério as métricas em comunicação.
Desde então, redobrei os cuidados, pois a imagem e reputação da empresa são os maiores ativos, portanto seria minha responsabilidade liberar uma campanha errada sem ter feito uma análise!
Isso não acontece só em grandes empresas, mas também em agências e pequenas unidades de trabalho.
Como trabalhar métricas
Por exemplo, os clientes recebem relatórios sobre o desempenho de suas redes sociais com pouquíssimos dados, muitas vezes isoladas, sem nenhuma comparação interessante e que trará insights.
Desse modo, para começar a mudar essa triste realidade, as empresas precisam começar a fomentar o que eu chamo de cultura de métricas!
Mensuração em comunicação
Decerto, é com um trabalho efetivo de métricas que poderemos definir indicadores de desempenho e ter relatórios estratégicos para a tomada de decisão.
Por isso, trago para você os principais benefícios de criação de uma cultura de métricas:
- Reduzir o número de erros em campanhas;
- Analisar dados confiáveis;
- Tomar decisões mais assertivas;
- Prevenir possíveis crises.
Portanto, para te ajudar a estruturar as métricas em comunicação iniciais e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) da sua empresa, temos esse e outros artigos.
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Bora sair do achismo e criar planos de comunicação e campanhas baseadas em métricas e KPIs?
Métricas de vaidade: motivos para evitar
Como anda o engajamento nas redes sociais da sua empresa? Ele é importante, mas não esqueça de focar também em métricas de conversão, afinal, like não é tudo! Existem as métricas de alcance, de engajamento e de conversão!
O ideal é ter equilíbrio e não cair em números vazios. pois métricas de vaidade são apenas números que não trazem impacto para os negócios.
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Além disso, você também pode baixar o nosso material “Como ter uma cultura de métricas e melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais?”
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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