Importância da comunicação integrada
A importância da comunicação integrada é um ponto esquecido, quando as marcas focam na pressa de produzir e quantidade de seguidores apenas, ou seja, métricas de vaidade. Afinal, a qualidade do seu conteúdo é definida não só pela criatividade, mas é fruto de um trabalho de planejamento de comunicação.
Fazer por fazer e sem focar na construção de autoridade pode te levar a diversos erros. Bom, vamos entender melhor.
Por onde começar?
Então, se você quer empreender e criar uma marca forte para sua empresa nas redes sociais e mídias digitais, além da análise dos seus pontos fortes e fracos, é hora de mapear os seus conhecimentos, a ponto de entender o que você pode oferecer e quem pode ajudar com seus diferenciais, é o momento de começar, de fato, seu planejamento.
Importância da comunicação integrada
Dessa forma, além de entender o propósito e em quais temas sua empresa pode ser autoridade, estabeleça, em linhas claras, qual objetivo da sua comunicação, que serviços terá seu portfólio, para quem são destinados, que canais utilizará para falar com seus públicos de interesse e qual mensagem-chave quer transmitir.
Ou seja, tudo isso faz parte do plano de comunicação integrada e sua importância aumenta, ao passo em que ajuda a empresa a fortalecer sua reputação, analisar dados estratégicos, dialogar com os públicos corretos e prevenir crises.
Em seguida, antes de começar a “vender seu peixe”, você e sua marca precisam construir autoridade e relevância.
Além disso, quando se pensa em redes sociais, isso acontece oferecendo conteúdo único, próprio (autoral e inédito) de qualidade e inspirador.
Dessa forma, faça um plano de conteúdo para as redes sociais baseado na persona que mapeou. E poste dicas, palavras de especialistas, e-books e artigos inéditos.
Quando o público percebe que a empresa investe nos conteúdos, cuida da identidade visual e se preocupa em transformar o cotidiano dos leitores, ela acaba se tornando conhecida como uma autoridade em dado nicho.
É fácil virar autoridade ?
Isabela Pimentel, no livro Ouvi Dizer -2022
Não é fácil, em tempos de crise, dizer não ao certo, ao salário fixo, para se lançar na difícil e nada glamorosa vida de empreendedor. Ao contrário do que, muitas vezes, vemos nas redes sociais, no qual a tríade “palestrante -consultor-especialista” parece uma receita de bolo fácil de ser seguida, antes de chegar a tudo e alcançar esse patamar de sucesso, há sim, muita ralação.
Então, a primeira coisa a se pensar, se você quer empreender na área de comunicação e redes sociais é: qual o meu propósito?
Afinal, sem eles, você será apenas mais um na enorme massa de pessoas que oferecem serviços pela web. É o propósito e missão que tornarão você e sua empresas únicos.
Em seguida, a minha dica é que você reflita: como esse meu propósito pode ajudar as pessoas e empresas a se comunicarem melhor nas redes sociais? (aqui você sai do sonho e começa a definir seu público, sua persona).
Entender a sua persona também irá te ajudar a produzir toda uma série especial de conteúdos, que tornarão seu nome e negócio mais conhecido.
Lembre-se sempre dos benefícios que todo esse planejamento de comunicação integrada vai gerar para sua marca:
reduz despesas com ações ineficazes;
- previne crises de imagem e reputação;
construir de forma efetiva o posicionamento da marca;
- aumentar os resultados para os públicos e personas mais importantes.
Dicas da Comunicação Integrada
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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