Gestão de crise: comece antes que aconteça!
Vivemos cercados por notícias e informações que circulam na velocidade da luz. Como preparar o funcionário para lidar com crises?Antes mesmo de chegar diariamente às nossas empresas e postos de trabalho, já recebemos diversas informações (verdadeiras ou falsas) sobre ela no caminho, seja pelo Facebook, algum site ou mesmo Whatsapp.
Então, o que diariamente precisamos comunicar ao nosso funcionário, para que adiante de uma crise, como a que está acontecendo agora envolvendo diversas empresas brasileiras, na chamada “Operação Carne Fraca“, para que em um momento crítico, ele esteja bem preparado e possa ser um embaixador da marca?
Como fazer gestão de crise?
Uma dica fundamental para as empresas que querem preservar sua reputação e manter as equipes motivadas e engajadas é sempre considerá-los públicos prioritários no processo de comunicação de decisões estratégicas, mudanças na gestão e qualquer notícia que altere, de forma substancial, os rumos da empresa e impacte no cotidiano das pessoas.
E antes mesmo que a crise bata à porta, seja ela uma crise de reputação, imagem ou algo mais efêmero, provocado , por exemplo, por um boato nas redes sociais, vale a pena investir na capacitação e treinamento dos funcionários.
Também é importante que todos saibam os fluxos de comunicação, como ocorre o relacionamento com a imprensa e quais são os porta vozes.
Então, que tipo de mensagem devo comunicar diariamente a meus funcionários?
1- Vocês são responsáveis pelo sucesso da empresa;
2- Sua postura tem impacto no resultado dos processos e projetos;
3- Aquilo que você comunica e posta não diz apenas muito sobre você, mas também sobre sua profissão e seu ambiente de trabalho (aqui precisamos deixar clara a política de redes sociais da empresa);
4- Você é um influenciador (’embaixador da marca´) e pode, com o que você diz e posta, deixar alguém que não trabalha aqui encantado ou decepcionado com a empresa.
Todas essas mensagens estratégicas só terão sentido real se forem, além de pregadas na parede, postas em prática no cotidiano, através de:
1 – Treinamentos periódicos (media training, simulação de crises, orientações sobre uso de redes sociais);
2- Criação de fóruns e comitês de comunicação;
3- Desenvolvimento de políticas de comunicação em grupos de trabalho;
4- Palestras sobre planejamento estratégico e visão sistêmica;
5- Encontros entre lideranças para discutir temas sensíveis;
6 -Invista em gestão de crise;
É importante deixar claro que tudo isso a empresa pode e deve fazer antes que um processo de crise seja iniciado ou um escândalo chegue a imprensa.
As corporações modernas devem ter uma visão mais centrada no colaborador que nos processos, para que, diariamente, eles saibam o que fazem ali.
Então, o que você diria a seu funcionário hoje?
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Texto: Isabela Pimentel e Dario Menezes
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