comunicacao entre áreas
Comunicação Institucional

Comunicação integrada: por quê usar?

Por: Isabela Pimentel9/ago/2017
Compartilhe:

Comunicação Integrada é essencial, porém, raro de se ver nas empresas. Vivemos na era das redes sociais, onde consumidores e marcas estão mais próximos. Se por um lado, tais plataformas potencializaram o relacionamento, também modificaram o grau de participação do cidadão nos processos comunicativos.Sendo assim,  mais atentos e atuantes, recorremos às redes sociais para questionar, elogiar, criticar, tirar dúvidas e fazer valer nossos direitos. Mas, e as marcas que não estão preparadas para lidar com esse novo canal de relacionamento?

Assim, elas são as que acabam passando por crises de imagem e reputação.

Nesse sentido, quando a empresa não encara as redes sociais de forma estratégica, ela ignora os insights dos consumidores e potencializa as chances de crises.

Decerto, para estar na rede, é preciso saber se relacionar e reconhecer o ato de ouvir o consumidor e suas demandas.

Comunicação Integrada

Costumo dizer que ‘tudo comunica’: desde a forma como a recepcionista nos atende e um funcionário age até o que a empresa publica em seu site.

Então, nessa visão sistêmica da comunicação, em tempos de redes sociais, é preciso investir tempo na melhora do atendimento feito ao cidadão, seja online ou offline, pois todos os pontos de interface entre a marca e seus públicos comunicam algo sobre a empresa.

Nesse sentido,  como ter uma comunicação integrada nas redes sociais que ouça o consumidor e previna crises? É preciso responder de acordo com a regra 3T: tempo certo, tom adequado e de forma transparente.

Assim, ouvindo antes de publicar e comunicando com ética e transparência, evita-se a dissonância cognitiva, que é a separação perceptível para o público entre o que a empresa comunica e de fato, faz.

Gostou do texto?

Se você gostou do nosso conteúdo, assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia #gestaodecises e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Conheça nossos materiais gratuitos sobre como fazer comunicação integrada e planejamento de comunicação.

Acesse também as aulas semanais no YouTube.

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos