Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Como ser jornalista na era digital?

Conheça os principais desafios de ser jornalista na era digital e entenda a importância do olhar integrado e competências digitais.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 14/04/2019

Compartilhe:

Um dia dedicado a troca, evento e principalmente, muito conhecimento. Ontem tive a honra de participar da primeira edição do Digitalista.

Na fala inicial do evento, Rizatto destacou a necessidade de mudança do mindset do jornalista tradicional, que precisa se atualizar e navegar nas possibilidades do oceano digital.

“O marketing digital não é vilão, temos que aprender SEO, monitoramento e muito mais para nos destacar e sermos comunicadores”, destacou.

jornalista na era digital

Desafios da era digital

Em seguida, Frederico Rosas destacou as possibilidades e etapas do copywriting para que o jornalista possa criar conteúdos de impacto, credibilidade e autoridade.

Logo em seguida, participei do debate sobre fake news e monitoramento ao lado de Allen Chahad (Band), membro do Projeto Comprova e Thais Lima, editora de redes sociais do G1.

A escolha do momento certo de entrar em um desmentido, os desafios da apuração em tempos de redes sociais e estratégias de combate à desinformação foram alguns dos destaques da mesa.

Educação midiática e novas linguagens para esclarecer boatos foram apontados como possíveis caminhos para mudar esse cenário.

Na parte da tarde, Arnaldo Hase apresentou cases de como o YouTube tem sido plataforma para gerar engajamento em vídeos sobre esportes.

Depois, Fernando Palacios apresentou a estrutura de conteúdos feitos com base na técnica do storytelling, destacando a jornada do herói e o valor jornalístico das narrativas, o que chamou de newstelling.

Tati Apolinário, do Mlabs, destacou a humanização como ponto de destaque na estratégia de social media, especialmente com uso de recursos de vídeo, como no Instagram Stories. Ela trouxe números que mostram o crescimento da rede e seus usos pelas marcas.

Ao fim do dia, Daltro Martins, Cintia Pavan e Fernando Vibert falaram sobre os desafios de ser agência em tempos digitais, destacando a necessidade de valorização do profissional de conteúdo, muitas vezes, especialista em um nicho.

Quer saber mais sobre planejamento e gestão de stakeholders?

https://pt.slideshare.net/isabeladpimentel/campanhas-de-comunicao-integrada

Então  assista mais de 200 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel