Plataforma EAD e Formação Online em Comunicação Integrada: no ar
Comunicação Interna

Storytelling: narrativas que engajam

Por: Isabela Pimentel23/dez/2015
Compartilhe:

A forma de contar histórias e transmitir informações foi alterada de forma profunda com o advento das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Cada vez menos unilateral, a comunicação interna aposta em recentes tendências para gerar engajamento e envolver os colaboradores nas narrativas empresariais.

Uma das técnicas é o storytelling, que já vem sendo encarado como ferramenta imprescindível na gestão do conhecimento, na construção da memória organizacional e também na humanização do ambiente de trabalho, por ampliar a sensação de pertencimento entre os colaboradores e a empresa.

A especialista em Comunicação Empresarial, Maria Fernanda Ribeiro, destaca que contar histórias desta forma ajuda a transmitir mensagens, metas e  valores, o que ajuda na retenção do colaborador.

Ela acredita que as mídias digitais ampliaram o alcance das narrativas e favoreceram a mensuração do engajamento, para que se possa trabalhar de forma mais assertiva nas campanhas, de acordo com os perfis dos funcionários.

Confira, com exclusividade, a entrevista:

Comunicação Integrada:   Quais as principais tendências?

Maria Fernanda Ribeiro: Apesar das tendências, nada substitui o primeiro passo da comunicação que é conhecer o seu público para depois estudar as melhores maneiras de impactá-lo. De qualquer maneira, é preciso sempre estar atento às ideias inovadoras de comunicação. Muitas empresas estão usando as redes corporativas e abusando dos conteúdos de audiovisual para reter a atenção dos funcionários. Os vídeos, por exemplo, são peças chaves. Já o formato da história varia conforme as possibilidades da empresa: peças de teatro, um vídeo, um curta-metragem, um conto escrito, uma história em quadrinhos e até a tradicional apresentação de slides são algumas das possíveis maneiras de registrar e compartilhar as histórias corporativas.

Comunicação Integrada: Qual a importância da estratégia para a comunicação interna?

Maria Fernanda Ribeiro: O storytelling favorece o entendimento de questões complexas e ajuda a traduzir a estratégia em ação permitindo que os profissionais tenham uma ideia mais clara sobre os seus objetivos e os da empresa. É possível, por exemplo, incentivar um trabalho mais colaborativo nos seus ambientes de trabalho se o que você quer é renovar os processos de comunicação interna, com a melhoria da performance de projetos e metas internas. Além do mais, o storytelling é uma ferramenta que dá vazão para vozes até então abafadas.

Comunicação Integrada: Que valores podem ser trabalhados no storytelling?

Maria Fernanda Ribeiro:  Todos os valores da companhia podem ser trabalhados pelo storytelling, o que diferencia são as ferramentas que serão utilizadas para atingir a comunicação desses valores. Gislayne Matos, no livro “Storytelling: Líderes Narradores de Histórias”, lembra que toda organização, à medida que evolui, acumula uma série de experiências, casos e aprendizados associados às experiências adquiridas pelas equipes e líderes. Desafios técnicos, de mercado e de gestão, segundo ela, são superados e, muitas vezes, acabam embutidos nos processos operacionais. No entanto, esse tipo de conhecimento, não traz consigo os contextos, valores e as histórias pessoais que ajudaram na evolução da organização.

Comunicação Integrada: Qual a relação entre storytelling e memória empresarial?

Maria Fernanda Ribeiro:  O storytelling é hoje ferramenta imprescindível na construção da memória organizacional, pois ao reter a atenção do colaborador, permite estudar a política organizacional, a cultura e as mudanças, revelando como as questões organizacionais são vistas, comentadas e trabalhadas pelos seus membros. Por meio das histórias, as lições do passado passam a ser mais palpáveis e as possibilidades futuras se tornam mais claras.

Comunicação Integrada: Como pode ajudar a difundir a missão, visão e valores?

Maria Fernanda Ribeiro:  A narrativa do storytelling ajuda a tornar palpável e compreensível as complexas estratégias empresariais e isso auxilia a difundir os conceitos. Nas empresas que sentem dificuldades para captar a atenção de seus funcionários e fazê-los entender todo o universo organizacional, como os princípios, valores e a história da organização em que trabalham, essa ferramenta torna-se uma das mais viáveis porque um história pode ser mais facilmente lembrada do que uma cartilha simples em que a missão, a visão e os valores são simplesmente expostos.

Texto: Isabela Pimentel

Imagem: Getty Images

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos