Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Quem são os stakeholders de um projeto?

Antes de sair criando qualquer projeto ou plano de comunicação, é preciso investir em mapeamento de stakeholders internos. Confira as dicas!

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 14/05/2019

Compartilhe:

Stakeholders internos não merecem atenção, nem ação, por parte da empresa?  Esse tema é polêmico.

Já viu aquelas campanhas que dialogam super bem com um público da empresa, mas não conseguem tocar o coração do colaborador?

Isso é muito triste, mas reflete a realidade de vários segmentos e indústrias.

Então, vamos entender mais como mudar esse cenário?

Decerto, muitas vezes temos nas empresas a ilusão de que uma única mensagem vai abarcar toda a diversidade de públicos, culturas e interesses existentes na organização.

Então, não basta pensar apenas em relacionamento com imprensa, influenciadores, etc.: é preciso, além de mapear, saber lidar com os influenciadores internos ou stakeholders.

Dessa forma, somente com o mapeamento conseguir criar planos, políticas, campanhas e ações de comunicação bem alinhados às suas expectativas.

Quem são os stakeholders internos?

Antes chamados de público-alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno. Para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito bem com quem e quando devem se comunicar.

Assim,  tradicionalmente chamados de público-alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.

Porém,  com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados.

Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar – e muito, a percepção que os públicos tem dela.

Assim sendo,  eles são os que impactam direta e fortemente as atividades, resultados e diretrizes de comunicação da empresa.

Então, por que excluí-los do planejamento de comunicação?  De fato, recomendo três itens: olhe para dentro, fortaleça a cultura e os valores!

O que é preciso para esse trabalho de relacionamento?

Sabemos que tudo começa por um estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa.

Ademais, sugerimos os seguintes passos para criar um trabalho de relacionamento com stakeholders:

  1. Definição clara de Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
  2. Analisar empresa e sua reputação;
  3. Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores, diretoria, colaboradores;
  4. Auditoria de imagem;
  5. Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
  6. Mapeamento de defensores e detratores;
  7. Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
  8. Pesquisas de opinião;
  9. Pesquisa de mercado;
  10. Pesquisas de clima;
  11. Pesquisa de atendimento ao cliente;
  12. Grupo focal com formadores de opinião;
  13. Compilação;
  14. Apresentação.

Gostou do texto?

Aprenda mais em nosso curso Gestão da imagem e reputação

https://www.comunicacaointegrada.com.br/nossa-loja/gestao-imagem-reputacao

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Planejamento de palavras-chave na estratégia de conteúdo

Planejamento de palavras-chave na estratégia de conteúdo

É vital pensar em planejamento de palavras-chave na hora de produzir seu conteúdo para redes sociais. Entenda as etapas.

Por: Isabela Pimentel

Planejamento de conteúdo digital 

Planejamento de conteúdo digital 

O planejamento de conteúdo digital evoluiu de uma simples lista de ideias para uma ciência de dados e comportamento humano. Saiba mais.

Por: Isabela Pimentel

Gestão do risco corporativo: sua empresa está atenta?

Gestão do risco corporativo: sua empresa está atenta?

Sua empresa faz gestão do risco corporativo e cuida da imagem e reputação? Aprenda todos os passos essenciais desse trabalho estratégico.

Por: Simone Ludwig