Como estimular a comunicação entre áreas?
Cada área deve se isolar ou comunicar de forma integrada? Diversas empresas até possuem planejamento de comunicação, meios que são atualizados com frequência, mas, mesmo assim, as mensagens são sempre iguais. Então, nada muda!
Os comunicados são sempre sobre a diretoria, as mesmas fontes, a mesma praça, o mesmo jardim.
Sabe essa música? É conhecida de todos nós, não é mesmo?
Indo além da área com comunicação integrada
Para criar essa sinergia e fazer com que a realmente a comunicação seja viva e integrada, o primeiro passo é mapear o fluxo de informação entre as áreas.
Que áreas mais sugerem pautas?
Decerto, tem alguém que dá mais entrevista? Que foto costuma sair mais nos meios internos? Um fala mais e outros menos?
Comunicação entre áreas
Então, depois dessa análise, veja se hoje há canais interativos para envio de sugestões de pauta e invista na criação de um comitê de comunicação, onde várias áreas possam pautar assuntos diferentes.
Sendo assim, diversificar os assuntos, dar voz à pluralidade da cultura organizacional e investir em comitês interdisciplinares é uma maneira de pensar fora da caixinha e estimular a comunicação entre as áreas.
Como mapear os stakeholders na empresa?
Antes chamados de público alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno.
Por isso, para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito bem com quem e quando devem se comunicar.
Tradicionalmente chamados de público- alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.
Porém, com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados.
Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar – e muito, a percepção que os públicos tem dela.
Dessa maneira, mão podemos perder de vista que a empresa também possui, além dos stakeholders externos, os internos, ou seja, seus colaboradores.
Existem diversas classificações desses públicos, vamos ver mais abaixo:
Stakeholders internos
Assim, são os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa:
- Gestores da empresa;
- Colaboradores;
- Acionistas.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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