comunicacao entre areas
Comunicação Interna

Como estimular a comunicação entre áreas?

Por: Isabela Pimentel25/mar/2019
Compartilhe:

Cada área deve se isolar ou comunicar de forma integrada? Diversas empresas até possuem planejamento de comunicação, meios que são atualizados com frequência, mas, mesmo assim, as mensagens são sempre iguais. Então, nada muda!

Os comunicados são sempre sobre a diretoria, as mesmas fontes, a mesma praça, o mesmo jardim.

Sabe essa música? É conhecida de todos nós, não é mesmo?

Indo além da área com comunicação integrada

Para criar essa sinergia e fazer com que a realmente a comunicação seja viva e integrada, o primeiro passo é mapear o fluxo de informação entre as áreas.

Que áreas mais sugerem pautas?

Decerto, tem alguém que dá mais entrevista? Que foto costuma sair mais nos meios internos? Um fala mais e outros menos?

Comunicação entre áreas

Então, depois dessa análise, veja se hoje há canais interativos para envio de sugestões de pauta e invista na criação de um comitê de comunicação, onde várias áreas possam pautar assuntos diferentes.

Sendo assim, diversificar os assuntos, dar voz à pluralidade da cultura organizacional e investir em comitês interdisciplinares é uma maneira de pensar fora da caixinha e estimular a comunicação entre as áreas.

Como mapear os stakeholders na empresa?

Antes chamados de público alvo, os stakeholders são a parte principal do seu plano de comunicação com o público interno.

Por isso, para se comunicar bem, as empresas precisam saber muito bem com quem e quando devem se comunicar.

Tradicionalmente chamados de público- alvo, esses grupos eram vistos de forma passiva, como se tivessem impacto na estratégia e atuação da empresa.

Porém,  com a evolução dos estudos de relações públicas, adota-se a ideia de stakeholders, que significa parte interessada, ou seja, os públicos e segmentos que afetam a empresa e por ela são influenciados.

Afinal, a comunicação corporativa não é algo unilateral e isolado, o que quer que a empresa diga ou comunica, pode alterar – e muito, a percepção que os públicos tem dela.

Dessa maneira,  mão podemos perder de vista que a empresa também possui, além dos stakeholders externos, os internos, ou seja, seus colaboradores.

Existem diversas classificações desses públicos, vamos ver mais abaixo:

Stakeholders internos

Assim, são os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa:

  • Gestores da empresa;
  • Colaboradores;
  • Acionistas.

Quer saber mais sobre planejamento?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos