Reputação é o maior ativo das empresas modernas. Em tempos de redes sociais, em que as empresas abriram diversos canais de relacionamento, criando interfaces de interação com os mais diversos stakeholders, os cuidados com a imagem institucional precisam ser redobrados.
Assim, se pensarmos em termos de comunicação integrada, é preciso unir a estratégia de comunicação on/off.
Sabemos que a reputação não é apenas uma fatia da marca, ela se refere ao todo, ao somatório de todas as imagens e fragmentos que foram sendo sedimentados na mente dos públicos, os stakeholders.
Então, é interessante que a empresa pense na sua reputação não apenas em momentos de realização de pesquisas e grupos focais, mas sim, no cotidiano da sua estratégia de comunicação.
Decerto, também cabe a ele conhecer as principais áreas que afetam o negócio da sua empresa, ter visão do negócio como um todo e sabe explicar a cadeia de valor.
Isso é agir com foco na prevenção.
Foco na gestão de crises
Além disso, também é importante que ela tenha noções de atendimento à imprensa, entenda a dinâmica e a hora certa de acionar o comitê de crise e seja capaz de manter a calma durante momentos de pressão e manter o time coeso.
Por isso, para te apoiar nesse processo, separei mais alguns lembretes importantes para líderes em momentos de crise.
Enquanto comunicadores, esses passos são diferenciais para nossa preparação.
Por isso, vamos lá?
Confira os passos a serem seguidos
– Reunir a equipe de comunicação;
– Buscar dados e situações sobre o contexto da crise;
– Convocar o time de crise;
– Conduzir o monitoramento em tempo real das notícias;
– Manter relacionamento com influenciadores e formadores de opinião;
– Preparar e alinhar discursos para porta-vozes;
– Integrar os canais;
– Manter o discurso institucional alinhado durante todas as etapas da crise.
Saiba como gerenciar a reputação da sua marca na era digital
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Texto: Isabela Pimentel *Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada Imagem: Divulgação
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