Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Redes sociais: falta atribuição de autoria

Em tempos de redes sociais e compartilhamento de fotos, textos e vídeos, todo cuidado é pouco para não ferir os direitos.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 05/11/2014

Compartilhe:

Em tempos de redes sociais e compartilhamento de fotos, textos e vídeos, todo cuidado é pouco para não ferir os direitos da fonte e dos autores.

De acordo com o sócio-diretor da Legallabs Consultoria Ltda, Omar Kaminski, um dos maiores equívocos na era 2.0 é a questão da citação da fonte.

“O problema é que nas redes sociais há muita troca de informações, que se traduzem em trabalhos autorais de terceiros. Com isso, não apenas a atribuição de autoria acaba se perdendo, como há a maior possibilidade de atribuições errôneas, ou mesmo plágio”, reforça.

No caso de utilização de imagem, além dos direitos autorais do fotógrafo, (ou até mesmo do objeto da foto) há o direito de imagem do fotografado, quando pessoa.

Kaminski afirma que podem existir “riscos” para qualquer um dos envolvidos e que a publicação indevida pode ser rastreada, identificada e gerar condenações na justiça.

Cuidando das redes sociais

Para evitar tais constrangimentos, é fundamental firmar um contrato de cessão de imagem, pormenorizando e restringindo sua veiculação. No caso de crianças com menos de 18 anos, é preciso conseguir a assinatura do responsável legal.

Olhar preventivo 

Dessa forma, um erro dos autores, na era digital, é não se preocupar em relacionar seu nome à obra produzida, além de ser displicente em relação a eventuais usos comerciais do seu trabalho.

“O que é certo é que os direitos autorais também abrangem direitos morais no que diz respeito a necessidade de vincular o autor à obra produzida. E às vezes o autor tem que correr atrás disso”, conclui.

Acompanhe as novidades sobre redes sociais em nosso canal do  Youtube

Texto: Isabela Pimentel

Imagem: Mitchell Lawfirm e Acervo Pessoal / Omar Kaminski

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel