Montando um plano de comunicação integrada
Comunicação Integrada

Montando um plano de comunicação integrada

Por: Isabela Pimentel5/fev/2019
Compartilhe:

Plano de comunicação é essencial, porém, muito ignorado pelas empresas. Quantas empresas de fato levam esse processo a sério?

Tenho dedicado alguns meses do ano para estudar e fazer cursos de atualização nas áreas de produção de conteúdo, redes sociais e planejamento.

Uma das ferramentas que tenho utilizado é a matriz de priorização, que divide as atividades entre importantes, urgentes e circunstanciais (ou não urgentes).

Uma das dores do planejamento é a dificuldade de fazê-lo rodar no dia a dia da empresa, pois muitas vezes, as áreas não solicitam a criação de peças e campanhas dentro do prazo.

Outra dor é quando simplesmente o plano é ignorado e se foca apenas nas urgências e apagar incêndios.

De acordo com Luciene Ricioti,  “para planejar a comunicação, é preciso diagnosticar um problema e saber quais as ferramentas de comunicação disponíveis, qual sua utilidade e como cada uma delas pode ser empregada”.

Segundo a autora,  o Planejamento de comunicação integrada deve ser mais amplo do que simplesmente orientar e definir a estratégia de comunicação dentro do ambiente de marketing em estudo. Afinal, planejar é mais que fazer planinhos.

Montando um plano de comunicação

Mas, procuro pensar de outra forma. Nada é tão simplificado assim.

Por isso,  uma das maiores delícias do processo de planejamento é o mergulho no universo da empresa, análise de cenários, conversar com os stakeholders, fazer um diagnóstico detalhado, criar metas, estratégias, prazos, envolver o time!

Além disso, outra coisa boa de ter uma comunicação planejada é que as ações e indicadores de mensuração já estão bem desenhados, sem sobressaltos na criação das campanhas.

Dores e dificuldades do plano de comunicação

O planejamento é uma espécie de valor para mim, pois envolve tempo, e tempo, para mim, é vida. 

Assim, quando alguém fura algo planejado ou simplesmente não aparece para uma reunião, para mim, não é só um desrespeito a meu tempo, mas também à vida, que é tão curta para ser desperdiçada com falta de compromisso.

Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento, pois:

  1. Se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
  2. Precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
  3. Evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.


Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos