Estratégia de Comunicação

Minha empresa deve estar em todas as redes sociais?

Por: Isabela Pimentel30/ago/2017
Compartilhe:

Redes sociais podem ser feitas de qualquer forma? É algo simples que basta criar?Claro que não!

Você acessa o site da empresa e no rodapé percebe que ela tem perfis em sete redes sociais diferentes. Em seguida, clica em cada uma delas e o susto: das sete apenas uma está atualizada. Então me diz: pra quê manter redes sociais como se fossem animais de estimação em cativeiro?

Além das redes sociais

A presença digital da empresa na web não deve ser motivada apenas pela vontade de ocupar espaço, “de estar ali”, de parecer maior do que não se é.

É um trabalho estratégico de construção de reputação e fortalecimento de imagem. Em dos clientes foi além: criou vários perfis da sua empresa, com nomes diferentes, no Facebook.

Assim, na etapa de diagnóstico, fui analisar cada um desses perfis e vi que, novamente, apenas um estava atualizado. Quem disse que na rede social mais significa melhor?

Dessa forma, vamos olhar com atenção alguns pontos para que nossos clientes possam compreender melhor a importância de não ter redes sociais apenas “de estimação” e que apenas sejam criados perfis nas redes estratégicas que a empresa possua capacidade de monitorar e gerenciar.

Como gerenciar as redes sociais de forma planejada?

1- Deixe claro ao seu cliente que criar um perfil não é apenas registrar um e-mail e uma senha atrelados a uma conta: envolve pensar em planejamento, produção de conteúdo e monitoramento constante;

2- Explique que cada rede é uma plataforma específica e que é melhor estar em apenas uma e dar conta dela, produzindo um conteúdo original que traga engajamento, do que manter 10 redes sem nenhum tipo de atualização apenas para “dizer que está ali” e “marcar presença”;

3- Esclareça que estar em apenas uma rede não significa fraqueza, mas sim foco no que é possível planejar e monitorar da melhor maneira possível.

MATERIAIS EXTRAS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA 

Assim, aprenda também a criar projetos de comunicação

Dessa forma, se você está cansado de planos de comunicação que não trazem nenhum resultado para sua empresa e quer saber como planejar a comunicação em tempos de redes sociais e fragmentação, confira nossas aulas de planejamento de comunicação integrada no Youtube.

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos