Minha empresa deve estar em todas as redes sociais?
Redes sociais podem ser feitas de qualquer forma? É algo simples que basta criar?Claro que não!
Você acessa o site da empresa e no rodapé percebe que ela tem perfis em sete redes sociais diferentes. Em seguida, clica em cada uma delas e o susto: das sete apenas uma está atualizada. Então me diz: pra quê manter redes sociais como se fossem animais de estimação em cativeiro?
Além das redes sociais
A presença digital da empresa na web não deve ser motivada apenas pela vontade de ocupar espaço, “de estar ali”, de parecer maior do que não se é.
É um trabalho estratégico de construção de reputação e fortalecimento de imagem. Em dos clientes foi além: criou vários perfis da sua empresa, com nomes diferentes, no Facebook.
Assim, na etapa de diagnóstico, fui analisar cada um desses perfis e vi que, novamente, apenas um estava atualizado. Quem disse que na rede social mais significa melhor?
Dessa forma, vamos olhar com atenção alguns pontos para que nossos clientes possam compreender melhor a importância de não ter redes sociais apenas “de estimação” e que apenas sejam criados perfis nas redes estratégicas que a empresa possua capacidade de monitorar e gerenciar.
Como gerenciar as redes sociais de forma planejada?
1- Deixe claro ao seu cliente que criar um perfil não é apenas registrar um e-mail e uma senha atrelados a uma conta: envolve pensar em planejamento, produção de conteúdo e monitoramento constante;
2- Explique que cada rede é uma plataforma específica e que é melhor estar em apenas uma e dar conta dela, produzindo um conteúdo original que traga engajamento, do que manter 10 redes sem nenhum tipo de atualização apenas para “dizer que está ali” e “marcar presença”;
3- Esclareça que estar em apenas uma rede não significa fraqueza, mas sim foco no que é possível planejar e monitorar da melhor maneira possível.
MATERIAIS EXTRAS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Assim, aprenda também a criar projetos de comunicação
Dessa forma, se você está cansado de planos de comunicação que não trazem nenhum resultado para sua empresa e quer saber como planejar a comunicação em tempos de redes sociais e fragmentação, confira nossas aulas de planejamento de comunicação integrada no Youtube.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.