Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Jornalismo de dados e o desafio da era digital

Saiba como produzir textos mais atraentes usando o jornalismo de dados. Entenda como utilizar as métricas no jornalismo de dados.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 21/03/2016

Compartilhe:

Jornalismo de dados não é novo, mas ainda é um gap. Vivemos na era das declarações, apesar da abundância de informações e fatos ocorrendo a nosso redor e sendo divulgados nas redes sociais. Nunca foi tão fácil acompanhar uma transmissão ao vivo na internet, mas, por outro lado, nunca fomos tão carentes na capacidade de confrontar uma história com a outra e questionar.

Assim, é aí que entra em cena o jornalismo de dados, no qual as novas tecnologias da informação são utilizadas para o monitoramento de informações estratégica e análise.

O que é jornalismo de dados?

Na era do conteúdo gerado pelos próprios usuários (User Generated Content) as empresas que se destacam são as que sabem utilizar filtros de conteúdo para acompanhar o que vem sendo dito sobre seus produtos e serviços.

É papel do novo jornalista multimídia olhar os dados brutos e transformá-los em informações úteis e relevantes para o público, baseado nos critérios de noticiabilidade.

O chamado “dataviz” e o jornalismo com visualização de dados trazem mais transparência e aproxima o leitor da notícia.

Como trabalhar?

Vale destacar que o uso dos dados vai muito além de uma análise numérica e descrita: trata-se da capacidade de contextualizar e deixar clara a forma como os mesmos foram obtidos.

Além do olhar atento do repórter, é necessário uma plataforma de análise que permita explorar os variados tipos de dados.

Tendo este rico material em mãos, seremos capazes de escrever novas narrativas, mais envolventes e interessantes do ponto de vista do leitor.

Acompanhe nossas aulas sobre estratégia digital e uso de dados aqui 

Quer saber mais sobre jornalismo de dados e conteúdo digital?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel