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Comunicação e Liderança

A liderança na gestão de crises

Por: Isabela Pimentel1/ago/2020
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Gestão de crises e liderança.  Parecem temas distantes. Mas, não! Qual a relação? A figura do líder deve ser decisiva nesse processo? 

Muito mais que um mero cargo, a posição de liderança, nos dias de hoje, reúne mais uma gama de competências vitais, sendo a comunicação uma delas.

Assim, de que vale ocupar um alto cargo e não saber ter carisma, engajar e capilarizar valores estratégicos?

Diante disso, precisamos considerar que a  transformação digital e as mudanças nos organogramas e formatos tradicionais de trabalho também contribuem para novos desafios: como é ser líder de equipes fisicamente distantes e que trabalham longe do escritório?

Papel do líder


Então, sabemos que ser líder de verdade na era da transformação digital exige do profissional saber se comunicar e se posicionar bem diante dos mais diversos temas, utilizando redes sociais corporativas e ferramentas de gestão de projetos e trabalho remoto.

Para quem pensa que para ser líder é preciso estar perto e grudado na mesa do colaborador acompanhando o que ele está fazendo, esse tempo já passou.

Assim sendo, as maiores empresas do mundo tem trabalhadores espalhados por diversos continentes, mas conectados por meio de plataformas digitais, e nesse cenário, o líder é quase um maestro orquestrando todos os processos em sinergia.

 

Preparei esse checklist para você avaliar o quanto tem sido um líder comunicador: 

1.   Quais desses desafios fazem parte das suas atividades atuais?

 – Gerenciamento de equipes remotas;

– Lidar com profissionais de diferentes formações;

– Conflitos geracionais dentro das empresas;

– Compreender variáveis comportamentais;

– Fim dos organogramas tradicionais;

– Ascenção de uma cultura corporativa mais horizontal.

2.      Você tem trabalhado essas competências de gestão de crises?

– Ter visão colaborativa dos processos;

– Reforçar a ideia de colaboração e cocriação nos projetos e atividades;

– Entender como a comunicação digital com as partes interessadas é vital para o futuro dos negócios;

– Buscar incorporar no cotidiano soluções ágeis, inovadoras e criativas.

3.      Itens fundamentais para fortalecer sua comunicação enquanto líder

– Ser comprometido com a missão da empresa e com seu papel de compartilhar conhecimento;

– Ter humildade de ouvir e abertura para receber críticas;

– Ter um bom relacionamento com outros setores da empresa;

– Conhecer e trazer para perto da área de comunicação colaboradores chave em cada setor, para que atualizem as informações sobre projetos estratégicos;

– Ser próximo da equipe e realizar reuniões periódicas de acompanhamento e feedback;

– Valorizar o papel da comunicação interna no processo de gestão de pessoas;

– Ter interface com os recursos humanos;

– Criar espaços físicos e virtuais para debate, envio de críticas e sugestões.

Pronto, agora avalie.

Se você tiver mais de 3 competências e 5 itens fundamentais, você já pode ser considerado um líder que preza pela comunicação!

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Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

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