comunicacao entre áreas
Comunicação Interna

Comunicação integrada entre as áreas

Por: Isabela Pimentel28/dez/2014
Compartilhe:

A sinergia torna-se um dos maiores desafios da comunicação integrada. Cada empresa é composta por diversas áreas, mas, nem sempre, elas se falam. É possível mudar, e hoje, vamos aprender caminhos viáveis.

Como evitar que isso aconteça? Antes de tudo,  é preciso compreender que a comunicação envolve o processo de gestão.

Para que cada baia não se torne um mundo singular e estanque, é preciso trabalhar a importância da comunicação internamente.

Uma das situações que pode causar um ruído na comunicação interna e mal estar entre os colaboradores,  é quando eles são informados sobre uma novidade a respeito de sua empresa apenas quando a notícia é publicada pela imprensa.

Faça um trabalho sinérgico

Nesse sentido,  o ideal, em situações de fusão, aquisição,  mudança de gerência ou qualquer tema estratégico, é preparar, concomitantemente, um plano de comunicação interna e externa.

Se o colaborador é o principal embaixador da marca, ele deve ser um dos principais destinatários dos conteúdos informativos a respeito da empresa.

Para que cada área contribua, enviando subsídios que possam ser transformados em notícias, tanto para os veículos internos, quanto para a imprensa, é preciso empreender  algumas iniciativas.

Decerto,  não basta culpar as áreas, alegando que as mesmas não enviam informações.

É preciso, antes de tudo, ir aos setores, se apresentar e fazer com que todos saibam que a Comunicação Integrada:

“Não é uma atividade da direção, mas de cada departamento, não importa o tamanho”, segundo a consultora Isabela Pimentel.

Dicas para uma comunicação integrada

Então, confira algumas dicas para melhorar o fluxo de informação entre os demais setores e a área de Comunicação:

– Crie, no seu veículo de comunicação interna, um espaço que explique como a área de comunicação funciona e outro, detalhando como podem ser sugeridas pautas e matérias para o jornal;

– Envie, periodicamente, um comunicado solicitando contribuições para o fechamento da pauta dos veículos de comunicação interna;

– Promova reuniões de pauta abertas, com pessoas-chave de cada área (que podem ser indicadas pela chefia);

– Dedique um espaço para que o colaborador envie sua nota, percepção ou crítica sobre determinado tema ou acontecimento;

– Não faça da comunicação interna a voz da diretoria: sempre deixe claro que a comunicação interna é de todos, feita por e para qualquer funcionário;

– Saia de sua baia, vá às áreas e se apresente: “Sou da comunicação e caso tenha um tema, projeto ou novidade da sua área, que seja relevante para  a instituição, converse com a gente”;

– Na Intranet, crie uma área para envio de pautas e sugestões;

– Aja com humildade e ouça o que as outras áreas tem a dizer.

Assim,  para que a comunicação seja integrada, mais que no nome, é preciso que as áreas atuem em sinergia, em prol da organização, de acordo com sua missão, visão e valores. Se as áreas não se falam, a imagem que o público terá é de uma instituição desintegrada e desorganizada. Pense nisso!

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos