Desequilíbrios e conflitos em equipes
Conflitos entre equipes são cada vez mais comuns. Em um ambiente de trabalho, críticas e comentários maldosos podem desequilibrar o clima da equipe. De acordo com a consultora de marketing digital, Tatti Maeda, a melhor maneira de lidar com este tipo de prática é nutrir um diálogo aberto entre os colaboradores e gestores.
Nesse sentido, o famoso rádio-corredor ou as fofocas no ambiente corporativo, podem ampliar a difusão de informações incorretas e grandes equívocos. Ao invés de apenas condenar tal prática, os gestores devem estar aptos a administrar conflitos em equipes.
Lidando com conflitos em equipe
“Quando qualquer fator entre funcionários passa a atrasar, atrapalhar, importunar o ambiente profissional, a chefia deve se impor. Reunir seus colaboradores e comunicar de forma clara quais são os valores da empresa e que as diferenças de ordem pessoal não devem refletir nas práticas é de grande importância”, aconselha a consultora.
Os Recursos Humanos devem, em parceria com a comunicação interna, reforçar sempre a missão da organização e os direitos e deveres dos funcionários, deixando também bem explícito que atritos e brigam destoam do ambiente profissional.
Nesse sentido, divulgar as normas do código de ética é um diferencial neste momento de conflito.
Além do básico na gestão
No caso de problema entre dois colaboradores, fofoca e inveja atuam como fatores que deturpam a capacidade profissional. “Se alguém lhe disse algo ruim, não comente com outros”, aconselha.
Chame a pessoa para conversar, caso não dê certo, envolva seu gestor e até mesmo o RH.
A transparência é o único caminho para a dissolução do problema”, afirma Tatti Maeda. É uma forma de evitar conflitos em equipes.
Ela aconselha que deixar claro para as equipes quais são os cargos e papéis de cada um como funcionário também é um procedimento fundamental, para minimizar “achismos” entre os colaboradores.
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Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos
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