Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Desequilíbrios e conflitos em equipes

Saiba como administrar conflitos em equipes. integrando comunicação e RH. Amplie as possibilidade com o uso da comunicação interna.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 14/10/2015

Compartilhe:

Conflitos entre equipes são cada vez mais comuns. Em um ambiente de trabalho, críticas e comentários maldosos podem desequilibrar o clima da equipe. De acordo com a consultora de marketing digital, Tatti Maeda, a melhor maneira de lidar com este tipo de prática é nutrir um diálogo aberto entre os colaboradores e gestores.

Nesse sentido,  o famoso rádio-corredor ou as  fofocas no ambiente corporativo, podem ampliar a difusão de informações incorretas e grandes equívocos. Ao invés de apenas condenar tal prática, os gestores devem estar aptos a administrar conflitos em equipes.

Lidando com conflitos em equipe

“Quando qualquer fator entre funcionários passa a atrasar, atrapalhar, importunar o ambiente profissional,  a chefia deve se impor. Reunir seus colaboradores e comunicar de forma clara quais são os valores da empresa e que as diferenças de ordem pessoal não devem refletir nas práticas é de grande importância”, aconselha a consultora.

Os Recursos Humanos devem, em parceria com a comunicação interna, reforçar sempre a missão da organização  e os direitos e deveres dos funcionários, deixando  também bem explícito que atritos e brigam destoam do ambiente profissional.

Nesse sentido, divulgar as normas do código de ética é um diferencial neste momento de conflito.

Além do básico na gestão

No caso de problema entre dois colaboradores, fofoca e inveja atuam como fatores que deturpam a capacidade profissional. “Se alguém lhe disse algo ruim, não comente com outros”, aconselha.

Chame a pessoa para conversar, caso não dê certo, envolva seu gestor e até mesmo o RH.

A transparência é o único caminho para a dissolução do problema”, afirma Tatti Maeda. É uma forma de evitar conflitos em equipes.

Ela aconselha que deixar claro para as equipes quais são os cargos e papéis de cada um como funcionário também é um procedimento fundamental, para minimizar “achismos” entre os colaboradores.

Gostou do texto?

Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.

Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica

Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.

Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel