Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Desafios: redes sociais corporativas

Saiba como potencializar a comunicação interna, usando redes sociais corporativas. Entenda todos os passos e invista nelas!

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 14/11/2015

Compartilhe:

As empresas evoluíram de uma comunicação linear, topdown e unilateral com o público interno para um modelo circular e mais receptivo, daí a importância do engajamento do colaborador enquanto sujeito ativo na produção de sentidos, no momento da recepção e reconstrução da mensagem institucional. Aí é que entram as redes sociais, surgidas na segunda metade da década de 1990. Hoje, elas são ferramentas com capacidade de agregar os mais diversos conteúdos e executar uma grande variedade de outros serviços.

É necessário, portanto, incluir este tema na sua estratégia de comunicação com o funcionário, pois os colaboradores estão cada vez mais presentes nestes espaços no cotidiano. Por isso, diversas empresas tem investido na área, para gerar valor através do compartilhamento de experiências.

Antes de iniciar o desenvolvimento e  planejamento de uma nova rede social em sua empresa, você precisa conhecer a cultura organizacional, que é um conjunto de práticas, atos e ritos, manifestações invisíveis e também simbólicas da corporação.

Após analisar as variáveis e o perfil do público, desenhe o projeto e avalie que ferramentas terá a sua rede social corporativa.

Uma de suas principais potencialidades é o uso estratégico voltado para o ambiente de trabalho, além do estímulo para auxiliar a comunicação interna e a gestão do conhecimento.

Tais espaços representam importante fonte de aprendizado para os integrantes de uma organização, ao propiciar compartilhamento de arquivos, substituindo as antigas intranets 1.0, com navegação por diretório.

Outras vantagens são ganho de velocidade na execução de processos internos, facilidade de acesso, encorajamento da participação, diminuição das hierarquias e aumento da gestão participativa. Por isso as redes sociais corporativas estão em alta.

Amplificar o conhecimento crítico de sua empresa em uma rede social corporativa é a melhor forma de incentivar a colaboração entre seus funcionários, pois, na rede, as informações estarão disponíveis em tempo real a todos os envolvidos.

Porém, saiba que o espaço também pode ser utilizado para manifestação de críticas e insatisfações, então, tenha em mão, um plano de crise e um comitê gestor.

Gostou do texto sobre redes sociais corporativas?

Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.

Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica

Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.

Texto: Isabela Pimentel – Consultora
em Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão de Projetos

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel