Nesse sentido, vemos muitas campanhas que viralizam nas redes sociais e se tornam crises de imagem e até reputação para empresas.
Mas, será que é mesmo a rede social que potencializou a falha na campanha???
Planejamento de comunicação contra crises
A palavra crise tem sido usada para se referir a qualquer tema que traga comentários negativos e burburinho nas páginas das empresas.
Porém, até que ponto a postagem e repercussão desses temas polêmicos representam uma real crise para a marca, e até que ponto não são um retrato da falta de pesquisa e diagnóstico da marca e percepções dos públicos antes de colocar um produto na praça e uma campanha para rodar?
Decerto, quando vejo discursos fazendo uma correlação direta “é crise pois está na rede social”, eu me preocupo.
Fato é que já havia crises antes das redes sociais e muitas dessas crises ocorreriam ainda na era pré-digital.
De fato, redes sociais não são culpadas. Elas podem e devem ser parceiras da sua marca na estratégia de relacionamento full com o cliente, na chamada jornada de consumo, que antes de tudo, como diz Kotler em Marketing 4.0, é um percurso integral (on + offline).
Como usar as redes sociais para relacionamento?
Nesse sentido, em tempos de redes sociais, a presença digital de uma corporação influencia a percepção que seus públicos de interesse têm sobre ela. E para isso, planejamento de comunicação é essencial.
Assim, é neste momento que muitas empresas pensam em criar perfis, de forma desordenada e sem planejamento.
Antes disso, é preciso saber quais os objetivos e reconhecer que este novo espaço demandará atualização constante e monitoramento, afinal, estar nas redes sociais é estabelecer um relacionamento mais próximo com clientes e usuários.
Foco no relacionamento
Sendo assim, o primeiro passo para estabelecimento das ações nas rede é o planejamento, que inclui a definição de objetivos e do público –alvo, das metas, detalhamento das ações e mensuração de resultados.
Por isso, faça uma lista de temas para abordar, convide pessoas para acessar o perfil da sua empresa na rede social.
Também não esqueça de se relacionar, comentando em perfis semelhantes. Para isso, mostre sua personalidade e crie valor, compartilhando assuntos de relevância para seus leitores.
Também saiba que seus objetivos só serão bem sucedidos se mostrarem um valor transformador para seu cliente. Não basta apenas gerar conteúdo, é preciso proporcionar experiências e fomentar diálogos.
Nesse mesmo sentido, não torne sua rede social um espaço meramente publicitário, restringindo suas postagens a produtos.
Fale sobre sua história, mostre o lado humano de sua empresa, seu cultura e crenças.
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