Criando uma cultura de prevenção de crises
Como criar uma cultura de prevenção e prevenir crises? “Ah, isso nunca vai acontecer na minha empresa”.
É assim que pensamos, nos sentindo protegidos e blindados de problemas até que vem uma crise e bate na nossa porta.
Já ouviu essa frase por aí? Vivenciamos diariamente em nosso país um culto à “cultura do risco”: ‘não vamos mudar, pois ainda funciona’, ‘para quê reparar se ainda está servindo’, ‘não vamos substituir por enquanto”, e por aí vai.
Qual o nível de segurança que uma empresa tem de operar sem procedimentos preventivos?
Vamos começar a trabalhar na construção de uma cultura de prevenção de crises de dentro para fora, ou seja, começando na empresa.
O primeiro passo é construir o chamado mapa de riscos, que compreende o conjunto de temas, assuntos e situações que podem causar dano real ou potencial à empresa, de acordo com seu segmento de atuação.
No mapa de risco, iremos classifica-los considerando impacto e gravidade, pensando sempre em quem seriam os stakeholders envolvidos e quais estratégias de comunicação utilizaríamos para gerenciar a crise junto a cada um deles.
Saiba o que fazer na prática após a criação do plano de comunicação. Crie seu plano de comunicação com as nossas dicas inéditas.
Confira mais aulas de prevenção de crises no YouTube.
Autores:
Isabela Pimentel é especialista em mídias digitais e professora da FGV e ESPM
Dario Menezes é professor da FGV, da ESPM e Diretor Executivo do GroupCaliber, consultoria empresarial especializada em gestão da marca e da reputação (www.groupcaliber.com.br)
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.