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Gestão de Crises e Riscos Reputacionais

Criando uma cultura de prevenção de crises

Por: Isabela Pimentel1/set/2019
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Como criar uma cultura de prevenção e prevenir crises? “Ah, isso nunca vai acontecer na minha empresa”.

É assim que pensamos, nos sentindo protegidos e blindados de problemas até que vem uma crise e bate na nossa porta.

Já ouviu essa frase por aí? Vivenciamos diariamente em nosso país um culto à “cultura do risco”: ‘não vamos mudar, pois ainda funciona’, ‘para quê reparar se ainda está servindo’, ‘não vamos substituir por enquanto”, e por aí vai.

Qual o nível de segurança que uma empresa tem de operar sem procedimentos preventivos?

Vamos começar a trabalhar na construção de uma cultura de prevenção de crises de dentro para fora, ou seja, começando na empresa.

O primeiro passo é construir o chamado mapa de riscos, que compreende o conjunto de temas, assuntos e situações que podem causar dano real ou potencial à empresa, de acordo com seu segmento de atuação.

No mapa de risco, iremos classifica-los considerando impacto e gravidade, pensando sempre em quem seriam os stakeholders envolvidos e quais estratégias de comunicação utilizaríamos  para gerenciar a crise junto a cada um deles.

Saiba o que fazer na prática após a criação do plano de comunicação. Crie seu plano de comunicação com as nossas dicas inéditas.

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Autores:

Isabela Pimentel é especialista em mídias digitais e professora da FGV e ESPM

Dario Menezes é professor da FGV, da ESPM e Diretor Executivo do GroupCaliber, consultoria empresarial especializada em gestão da marca e da reputação (www.groupcaliber.com.br)

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