Consultora da Comunicação Integrada é coautora de livro da Supera
Outros

Consultora da Comunicação Integrada é coautora de livro da Supera

Por: Isabela Pimentel26/jan/2019
Compartilhe:

Comunicação integrada deve  estar em tudo e a comunicação interna deve ser a base das relações, promovendo encontros e diálogos.

Desde 2016, a Supera Comunicação, associada da Aberje, realiza o Diálogos | Supera, um encontro voltado para profissionais de comunicação corporativa para discutir os rumos do mercado, assuntos ligados à cultura organizacional e outros temas.

Com edições em São Paulo, no Ceará, no Rio de Janeiro e na Bahia, o encontro é focado na conversa contínua para gerar reflexões. A partir delas, nasceu a ideia de criar uma obra que reunisse os principais aprendizados obtidos ao longo dos quatro anos de atividades.

Diálogos | Supera – Uma coleção de experiências para aprimorar a Comunicação com Empregados” reúne reflexões e cases de 19 profissionais de comunicação que participaram dos encontros e compartilharam diferentes experiências.

Visão da comunicação integrada

Entre os temas abordados, estão o presente e o futuro da comunicação com empregados em relação aos principais potenciais e desafios para a comunicação interna; liderança e engajamento, e a crescente importância dos gestores para a promoção de um verdadeiro diálogo corporativo; como as empresas se apropriam, na prática, da comunicação interna para o manejo da cultura organizacional; pesquisa, planejamento e mensuração de resultados e tendências em comunicação.

É esse conteúdo que vai ser trazido para um evento especial sediado pela Aberje em São Paulo, com convidados para debater os temas em ambiente descontraído e produtivo, e um coquetel com sessão de autógrafos.

21/02 – quinta-feira 

18h30-21h

Auditório da Aberje

Rua Amália de Noronha, 151 – 6. Andar / Pinheiros

São Paulo – SP

SOBRE O LIVRO – Os capítulos abordam diversos temas, como a importância do propósito para se obter um engajamento satisfatório e o impacto que as mudanças sociais proporcionam às empresas. Além disso, apresenta respostas práticas sobre o papel da liderança como suporte à comunicação dentro das companhias e a influência das plataformas on-line no jeito de comunicar atualmente.

Dicas de comunicação interna e integrada

Vamos conferir agora algumas dicas para construir uma comunicação excelente com os funcionários na perspectiva da comunicação integrada e diálogos reais com colaboradores:

1 – Saiba ouvir as demandas das outras áreas;

2- Deixe claro que a comunicação é de todos, e não apenas de um setor;

3- Faça um diagnóstico realista dos meios de comunicação existentes antes de lançar uma nova campanha e propor atualizações;

4- Estabeleça indicadores e metas atrelados aos objetivos estratégicos;

5- Avalie os indicadores periodicamente;

E antes de tudo, tenha empatia para comunicar da forma como gostaria de receber as mensagens sobre sua empresa!

Novas visões da comunicação integrada e interna

Então,  nas teorias mais clássicas da comunicação, que estudamos logo após ingressar na universidade, acreditava-se uma única e mesma mensagem seria capaz de atingir diversos PÚBLICOS, o tão falado “público-alvo”. 

Assim, nessa visão,  esse ser passivo agiria exatamente da forma como a mensagem ditava, pois era inerte, sem história e seria todinho preenchido de sentido por aquela tal mensagem que foi direcionada.

Sendo nessa lógica, vemos que os tempos mudaram, galera!

Por isso,   quando vejo em muitos planos de comunicação a palavra público-alvo sinto um certo arrepio na espinha.

Tanto quanto sinto quando ouço “assessor de imprensa” e “comunicação interna”. O quanto nos custa aplicar aquilo que estudamos?

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do YouTube sobre planejamento de comunicação e aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Isabela Pimentel

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

 

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos