O que é planejamento de comunicação estratégica
Comunicação estratégica vem sendo deixada de lado em prol do excesso de mensagens. Comunicar com os funcionários deveria ser, antes de tudo, o compromisso de empresas que valorizam a gestão do conhecimento e a manutenção de um bom clima. Diversas empresas possuem mais de cinco veículos de comunicação, mas as pautas são produzidas com base no achismo. O colaborador não é visto e nem ouvido.
E como então vou engajar pessoas nesse cenário de cegueira e surdez corporativa?
Tipos de comunicação estratégica
Para que a comunicação funcione como um catalisador dos negócios e faça com que todos conheçam e sintam no cotidiano a missão, visão e valores é preciso encará-la, antes de tudo, reconhecer a diversidade de públicos e investir na escuta ativa.
E como fazemos isso diante da pluralidade de meios e da falta de visão integrada sobre a comunicação organizacional?
Para incluir a comunicação com funcionários na estratégia de negócios, é preciso:
1- Encarar o colaborador como maior embaixador da marca: ele pode, se sentindo valorizado, ser um multiplicador da boa imagem da empresa;
2- Manter as equipes bem informadas sobre os projetos e diretrizes institucionais;
3- Não informar nenhuma grande decisão para públicos externos sem ter um plano de alinhamento da mensagem para os funcionários.
4- Criar espaços para críticas, sugestões e compartilhamento de conhecimento nas redes internas.
5- Criar comitês de comunicação com membros de áreas diversificadas e envolvê-los em campanhas e sugestão de pautas.
E sua empresa, o que anda fazendo para valorizar pessoas e tornar a comunicação estratégica?
Gostou do texto? Compartilhe e comente! 😉
Assista mais de 100 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação estratégica.
Aproveite para se tornar um comunicador mais integrado!
Texto: Isabela Pimentel *
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Visual Hunt
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.