Fake news ainda é um desafio em nosso país. Em meio às diversas informações que circulam diariamente na Internet, como apurar e checar? Decerto, a checagem de dados, um princípio fundamental do jornalismo, é muitas vezes negligenciada diante da pressa de publicação ou da pressão dos editores.
Como resultado da minha experiência de mais de três anos investigando a natureza e a concepção de notícias falsas posso dizer que é melhor apurar a informação do que depois ter que entrar no circuito de viralização de um boato quando ele já ganhou proporções nas redes sociais.
Além disso, para os jornalistas digitais, o trabalho de redigir a notícia torna-se apenas a ponta do iceberg de uma complexa cadeia.
Portanto, antes de publicar um dado ou até mesmo confiar em uma data publicação é preciso:
- Cruzar informações
- Apurar com mais de duas fontes
- Conversar com especialistas
- Verificar a credibilidade do canal que a publicou.
Checagem de informação
Além do cuidado com a apuração, que tanto mudou para os jornalistas, a era das fake News também trouxe novos papéis para os assessores de imprensa: eles precisam coordenar a relação entre seus clientes e a imprensa, mas também monitorar as mídias sociais de forma preventiva para saber se existe alguma notícia negativa ou incorreta ou boato circulando. Assim, a assessoria deixou de mapear apenas a imprensa, mas também precisando estar atenta a blogs, perfis de redes sociais e tantos outros canais.
Desse modo, se você é jornalista e ainda não domina ferramenta de checagem de informação, saiba que as fake News estão também em áudios, fotos manipuladas e até mesmo em vídeos, os chamados deep fake.
Para sair na frente e se destacar no mercado digital, é preciso ter noções de:
- Funcionamento de algoritmos e bots;
- Ferramentas de monitoramento;
- Análise de sentimento;
- Cascatas da informação.
Além disso, há estratégias de contra boato e a importância de fazer um bom trabalho de SAC digital.
Jornalismo na era das fake news
Se você não quer ser surpreendido ao ver um comentário negativo ou o nome da sua empresa envolvido em um boato ou fake News, eu criei um curso inteiramente baseado nos meus estudos e pesquisas sobre monitoramento e checagem de dados, criei um curso inédito: Como fazer jornalismo na era das fake News.
Também baixe o nosso CHECKLIST GRATUITO – SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA LIDAR COM BOATOS E FAKE NEWS?
Você receberá um checklist completo por e-mail, para que sua empresa tenha todas as dicas de como se preparar para lidar com boatos e fake news nas redes sociais.
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.