cliente satisfeito prevencao crise
Comunicação Interna

Cliente insatisfeito, reputação ameaçada

Por: Isabela Pimentel16/fev/2016
Compartilhe:

Reputação é algo que se constrói, mas facilmente pode se perder. Uma reclamação em um jornal impresso, na seção Cartas do Leitor, 50 anos atrás, poderia levar algum tempo  para ser lida e ganhar visibilidade.

Em tempos de mídias sociais, toda marca está vulnerável à crise e precisa estar atenta ao que é dito, não somente sobre seus produtos e serviços, mas, especialmente, sobre a concorrência direta e indireta.Mais consciente de seus diretos e tendo a tecnologia mais incorporada ao cotidiano, os usuários não querem apenas ver anúncios bonitos e propagandas miraculosas.

Cuidando da reputação

De que vale uma linda fan page no Facebook ou perfil no Instagram se a marca não responde às críticas e comentários dos usuários e para ser atendido, você precisa recorrer ao Reclame Aqui?

Assim, com a maior proximidade entre indivíduos e marcas, ignorar um cliente é pedir para ganhar um arranhão na marca e  na reputação.

De fato,  vivemos na rede do relacionamento e se destaca a empresa que sabe usar as mídias para criar conexões emocionais com seus clientes, indo além de um discurso publicitário centrado em si mesma e nos atributos da marca.

Etapas da gestão da reputação

É inconcebível uma grande empresa estar nas mídias, ter um perfil ativo e simplesmente ignorar as críticas que são feitas, ou ainda apagá-las, achando que isso irá poupá-la de danos e futuras crises.

Dessa forma,  ao lado do “não tenho nada a declarar”, ocultar um comentário negativo é um grande erro na administração de crises de imagem na internet.

Por isso, se sua empresa ignora um cliente que reclamou hoje ou só responde daqui a um mês pedindo para que ele ainda envie a reclamação por e-mail, já começou errado. As respostas devem ser dadas de forma rápidas, no tempo certotom adequado e de maneira transparente (Regra de ouro dos 3Ts).

Nesse sentido,  não há mais espaço para empresas que se ocultem por trás de fan pages fantasmas ou cheias de anúncios fake: quem está na chuva é para se molhar, e é melhor estar preparado para as tempestades. Ou sua empresa espera os pingos caírem para criar um plano de gestão e gerenciamento de crise?

Ao ser desrespeitado, um cliente, potencial embaixador da marca, torna-se um influenciador ativo que produz comentários negativos sobre a empresa. O que você prefere para sua empresa: responder, de forma sincera e fidelizar novamente o cliente, ou perdê-lo para sempre? 

Assim, é hora de enxergar muito além do que vem sendo postados. As crises geralmente dão pequenos sinais, que, ignorados, se tornam uma avalanche que traz danos para a história, marca, patrimônio e reputação de uma organização.

Seja sincero e relevante com seus clientes e consumidores dos seus produtos e serviços. O respeito é um valor intangível que nunca sai de moda, mas que é fundamental na experiência positiva que o usuário terá com a marca.

Leia também

Apresentação Campus Party Brasil 2016: desafios das crises em rede 

Gestão de crise: a comunicação no momento decisivo

Crise: prevenir ou remediar?

A internet mudou a forma de lidar com as crises

Texto: Isabela Pimentel

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos