Monitoramento: que ferramenta contratar?

Como contratar uma ferramenta de monitoramento de redes sociais? Conheça todas as dicas e passos.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 03/10/2018

Compartilhe:

Monitoramento é essencial nos dias de hoje. Com a proximidade entre consumidores e marcas nas redes sociais, é preciso estar sempre atento às postagens, pois pequenas críticas e comentários negativos podem viralizar rapidamente para outros canais, afetando a reputação da sua empresa.

Mas antes mesmo de contratar uma ferramenta de monitoramento,  é preciso fazer uma série de atividades, pois não basta monitorar sem que isso esteja alinhado a uma política de mapeamento de riscos e a uma cultura preventiva.

O primeiro passo, antes de contratar uma ferramenta, é construir um mapa de risco da sua empresa, ou seja, uma lista dos fatores que podem trazer impactos negativos à marca, considerando o impacto e probabilidade de ocorrência.

Depois que temos em mão o mapa de riscos e dados estruturados da análise do macro e microambiente, é hora de ver quais são as palavras-chave mais recorrentes nessa lista, e daí extraímos o que precisa ser, de fato, monitorado, para que um comentário negativo não viralize.

Confira nosso infográfico especial: 

monitoramento

Mapa de risco

Tendo em mãos o mapa de risco e a lista de palavras mais críticas, o ideal é construir um manual ou protocolo de crise em que estejam previstas  perguntas e respostas para possíveis dúvidas e comentários que sejam postados mencionando a marca.

Esse manual não deve ser criado para ficar na gaveta, então, compartilhe-o com toda equipe, do social media até o assessor de imprensa.

Vamos ao monitoramento?

Mapa, manual e treinamento com a equipe, agora sim, vamos ao mercado pesquisar as melhores ferramentas.

Eu particularmente considero os seguintes requisitos antes de recomendar uma ferramenta ao cliente:

  1. Redes que essa ferramenta monitora;
  2. Integração na hora de gerar relatórios;
  3. Acessibilidade do dashboard;
  4. Riqueza de dados dos relatórios;
  5. É possível integrar os dados não estruturados com CRM?
  6. Há análise de sentimento?
  7. Existe classificação dos influenciadores por tema?
  8. Torna-se possível monitorar combinação de palavras-chave?
  9. Se a ferramenta puxa dados e menções do Reclame Aqui e outra plataformas de relacionamento com consumidor?
  10. Se além de redes sociais, é possível usar a ferramenta como clipping, escolhendo sites estratégicos para serem monitorado?

E você, o que considera importante em uma ferramenta de monitoramento?

Autores: 

Isabela Pimentel é especialista em mídias digitais e professora da FGV e ESPM


Dario Menezes é professor da FGV e da ESPM e Diretor Executivo do GroupCaliber, consultoria empresarial focada em gestão da marca e da reputação (www.groupcaliber.com.br)

 


Conheça nosso Canal no YouTube e acesse aulas sobre monitoramento!

E se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel

Como Melhorar a Gestão da Comunicação em projetos?

Como Melhorar a Gestão da Comunicação em projetos?

A Gestão da comunicação é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer projeto. Ela não envolve apenas a troca de informações entre os membros da equipe, mas também o alinhamento de expectativas, a resolução de conflitos e a garantia de que todos os envolvidos estão cientes dos objetivos e do progresso do

Por: Isabela Pimentel

Checklist de Comunicação Corporativa em projetos

Checklist de Comunicação Corporativa em projetos

Aprenda todos os passos para elaborar o plano de comunicação do seu projeto e obtenha resultados mais efetivos.

Por: Isabela Pimentel