Análise de redes sociais: o que os dados podem nos revelar?
Comunicação Interna

Novas regras de comunicação

Por: Isabela Pimentel21/set/2014
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Comunicação em rede:  as redes sociais ingressam cada vez mais no universo corporativo. Mas, é preciso estabelecer os limites entre o pessoal e o profissional.

Twitter, Facebook e Linked In são plataformas de comunicação a cada dia mais utilizadas pelos profissionais,  que lidam com comunicação e recursos humanos, ultrapassando as fronteiras da vida pessoal, seja para trocar informações sobre trabalho, dicas de oportunidades ou buscar atualizações em seu ramo de atuação.

De fato, a tecnologia e a utilização da rede no ambiente de trabalho trouxeram inúmeros benefícios para os profissionais, como a facilidade e rapidez na troca de informações, aprendizado de novas ferramentas e cursos on-line.

Mas, por outro lado, é preciso definir limites entre o conteúdo publicado pelos colaboradores das empresas em seus perfis pessoais.

Melhorando a Comunicação

A difusão dessas redes no ambiente profissional divide os profissionais da área de Recursos Humanos, pois, se por um lado, proibir o uso de tais ferramentas pode parecer uma medida muito radical, por outro, é importante que os colaboradores tenham consciência de que a publicação de determinadas informações pode comprometer suas carreiras e, até mesmo, prejudicar a imagem corporativa na web.

A psicóloga, especializada em Gestão Empresarial, Fernanda Titz, explica que a adoção de tecnologias e o aumento das informações nas organizações tem exigido essa nova postura.

“As empresas descobriram a importância de tornar o conteúdo acessível aos usuários internos e externos à organização, constituindo uma rede corporativa que utiliza padrões e as ferramentas para disponibilizar as informações”, explica.

Para Titz, só haverá uma boa utilização das redes, se os funcionários entenderem a necessidade de utilização delas na empresa:

– Tais ferramentas devem ser utilizadas exclusivamente para assuntos relacionados à atividade profissional desenvolvida pelo empregado. Desta forma, também não haveria problema o monitoramento da Internet, uma vez que a empresa estaria simplesmente verificando a boa utilização de sua infraestrutura operacional.

“Deve ser salientado que a empresa possui responsabilidade sobre os atos praticados por seus funcionários durante o expediente ou utilizando-se de meios por ela fornecidos” – destaca.

Entenda a comunicação da empresa

Nesse sentido, a psicóloga alerta que o mau uso das redes sociais e da internet como um todo causa diversos ônus para o empregador.

Por isso, ela defende que os colaboradores devem ser informados sobre as regras de utilização do e-mail e determinados sites, especificando o que pode e não pode ser acessado, seguindo as regras de etiqueta propostas pelo setor de recursos humanos:

– É preciso ter cuidado ao usar as ferramentas disponibilizadas pelo mundo virtual. Muitas empresas têm proibido o acesso a sites como Twitter, Facebook e outros.

Assim,  as que não proíbem,  esperam bom senso dos funcionários. Quando autorizado, é preciso compartilhar a responsabilidade com a empresa, usar as ferramentas com cuidado – ressalta.

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Infográfico: Midiaria

Nesse sentido,  Titz sugere que nestas redes sejam postadas apenas assuntos com interesse profissional, havendo uma separação entre as informações íntimas e laborais, pois pensamentos e conteúdos de cunho pessoal podem gerar interpretações equivocadas.

”Relatos detalhados de sua vida pessoal na internet passam a ser públicos e as conseqüências disso fogem ao seu controle, pois algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para a carreira, já que a rede está ao alcance de todos” – alerta.

Invista em conscientização

Confira as dicas da especialista sobre como os profissionais podem utilizar as redes sociais no ambiente de trabalho, respeitando os limites estabelecidos:

• Não emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. Mantenha-se profissional.

• Funcionários que ficam o tempo todo batendo papo na internet e não dão resultados, serão demitidos. Não pelo motivo de que ficaram na web, mas pela razão de que seu comprometimento com a empresa é zero. Por isso, encontre um limite e não abuse.

• Não postar nada comprometedor sobre o trabalho, ou até mesmo dados confidenciais. Isso pode danificar sua própria imagem, principalmente, se for líder ou responder por alguma instituição

• Esteja atento aos erros de pontuação e ortografia. Mesmo sendo ambiente informal, as pessoas não toleram pequenos erros ou deslizes na etiqueta virtual.

• Publicar comentários no Twitter sobre qualquer tema pode não ser uma boa idéia. Seus seguidores podem preferir algo mais interessante ou útil.

• Antes de publicar uma mensagem, lembre-se: falar é diferente de escrever. Vai ficar gravado, e depois poderá ser usado contra você.

• Pense também no público que vai ler. Às vezes, seria adequado que uma só pessoa lesse seu texto, e não o mundo inteiro.

• Lembre-se para que grupo de pessoas está falando – veja se seus textos serão adequados.

• Seja educado, assim como se espera fora da internet. Evite discurso preconceituoso, arrogante e insultos.

Texto: Isabela Pimentel, para o Clínica Literária
Imagem: Getty Images

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