Novas regras de comunicação
Comunicação em rede: as redes sociais ingressam cada vez mais no universo corporativo. Mas, é preciso estabelecer os limites entre o pessoal e o profissional.
Twitter, Facebook e Linked In são plataformas de comunicação a cada dia mais utilizadas pelos profissionais, que lidam com comunicação e recursos humanos, ultrapassando as fronteiras da vida pessoal, seja para trocar informações sobre trabalho, dicas de oportunidades ou buscar atualizações em seu ramo de atuação.
De fato, a tecnologia e a utilização da rede no ambiente de trabalho trouxeram inúmeros benefícios para os profissionais, como a facilidade e rapidez na troca de informações, aprendizado de novas ferramentas e cursos on-line.
Mas, por outro lado, é preciso definir limites entre o conteúdo publicado pelos colaboradores das empresas em seus perfis pessoais.
Melhorando a Comunicação
A difusão dessas redes no ambiente profissional divide os profissionais da área de Recursos Humanos, pois, se por um lado, proibir o uso de tais ferramentas pode parecer uma medida muito radical, por outro, é importante que os colaboradores tenham consciência de que a publicação de determinadas informações pode comprometer suas carreiras e, até mesmo, prejudicar a imagem corporativa na web.
A psicóloga, especializada em Gestão Empresarial, Fernanda Titz, explica que a adoção de tecnologias e o aumento das informações nas organizações tem exigido essa nova postura.
“As empresas descobriram a importância de tornar o conteúdo acessível aos usuários internos e externos à organização, constituindo uma rede corporativa que utiliza padrões e as ferramentas para disponibilizar as informações”, explica.
Para Titz, só haverá uma boa utilização das redes, se os funcionários entenderem a necessidade de utilização delas na empresa:
– Tais ferramentas devem ser utilizadas exclusivamente para assuntos relacionados à atividade profissional desenvolvida pelo empregado. Desta forma, também não haveria problema o monitoramento da Internet, uma vez que a empresa estaria simplesmente verificando a boa utilização de sua infraestrutura operacional.
“Deve ser salientado que a empresa possui responsabilidade sobre os atos praticados por seus funcionários durante o expediente ou utilizando-se de meios por ela fornecidos” – destaca.
Entenda a comunicação da empresa
Nesse sentido, a psicóloga alerta que o mau uso das redes sociais e da internet como um todo causa diversos ônus para o empregador.
Por isso, ela defende que os colaboradores devem ser informados sobre as regras de utilização do e-mail e determinados sites, especificando o que pode e não pode ser acessado, seguindo as regras de etiqueta propostas pelo setor de recursos humanos:
– É preciso ter cuidado ao usar as ferramentas disponibilizadas pelo mundo virtual. Muitas empresas têm proibido o acesso a sites como Twitter, Facebook e outros.
Assim, as que não proíbem, esperam bom senso dos funcionários. Quando autorizado, é preciso compartilhar a responsabilidade com a empresa, usar as ferramentas com cuidado – ressalta.
Infográfico: Midiaria
Nesse sentido, Titz sugere que nestas redes sejam postadas apenas assuntos com interesse profissional, havendo uma separação entre as informações íntimas e laborais, pois pensamentos e conteúdos de cunho pessoal podem gerar interpretações equivocadas.
”Relatos detalhados de sua vida pessoal na internet passam a ser públicos e as conseqüências disso fogem ao seu controle, pois algumas postagens podem ser bastante prejudiciais para a carreira, já que a rede está ao alcance de todos” – alerta.
Invista em conscientização
Confira as dicas da especialista sobre como os profissionais podem utilizar as redes sociais no ambiente de trabalho, respeitando os limites estabelecidos:
• Não emitir opiniões pessoais quando utilizarem as redes empresariais, mesmo que sua função seja alimentar esses espaços. Mantenha-se profissional.
• Funcionários que ficam o tempo todo batendo papo na internet e não dão resultados, serão demitidos. Não pelo motivo de que ficaram na web, mas pela razão de que seu comprometimento com a empresa é zero. Por isso, encontre um limite e não abuse.
• Não postar nada comprometedor sobre o trabalho, ou até mesmo dados confidenciais. Isso pode danificar sua própria imagem, principalmente, se for líder ou responder por alguma instituição
• Esteja atento aos erros de pontuação e ortografia. Mesmo sendo ambiente informal, as pessoas não toleram pequenos erros ou deslizes na etiqueta virtual.
• Publicar comentários no Twitter sobre qualquer tema pode não ser uma boa idéia. Seus seguidores podem preferir algo mais interessante ou útil.
• Antes de publicar uma mensagem, lembre-se: falar é diferente de escrever. Vai ficar gravado, e depois poderá ser usado contra você.
• Pense também no público que vai ler. Às vezes, seria adequado que uma só pessoa lesse seu texto, e não o mundo inteiro.
• Lembre-se para que grupo de pessoas está falando – veja se seus textos serão adequados.
• Seja educado, assim como se espera fora da internet. Evite discurso preconceituoso, arrogante e insultos.
Texto: Isabela Pimentel, para o Clínica Literária
Imagem: Getty Images
Leia também
Como planejar sua carreira na comunicação corporativa?
Web 2.0: oportunidades de negócios em rede
Quer saber mais sobre planejamento ?
Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.