Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Saia da sua baia para prevenir crises

Saiba como a integração pode ajudar sua empresa a prevenir crises. Entenda o papel da comunicação na prevenção das crises.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 14/09/2018

Compartilhe:

Nenhuma empresa está livre de passar por crises e turbilhões, especialmente em tempos de redes sociais.

Por isso, é preciso estar muito atento a pensar a prevenção não apenas para fora, mas também para dentro.

Uma das primeiras iniciativas é a empresa decidir focar na gestão, ou seja, no processo completo desde a identificação e classificação dos riscos, ao invés de apenas no gerenciamento, que já são as medidas colocadas em prática quando a crise foi deflagrada.

Focando na gestão, uma visão de longo prazo é construída. Mas o mapeamento de risco não é o fim do trabalho. Para estar bem preparado, é preciso ter uma articulação muito forte entre as áreas da sua empresa que possuem dados estratégicos e a equipe de comunicação. São essas áreas que irão fornecer os insumos para subsidiar o seu Plano de resposta, prevenção e ação.

Um exemplo? Você trabalha em uma unidade fabril e para saber que produtos são mais problemáticos e trazem mais riscos à reputação da marca precisará dos relatórios do SAC, da área de controle de qualidade, auditorias internas, dentre tantos outros.

O que quero dizer é que os chamados dados estruturados, ou seja, que já passaram por um refino e processamento são fundamentais para seu trabalho de gestão de crises. Claro que também há os dados não estruturados, os que chegam diariamente pelas menções nas redes sociais e que também precisam ser analisados e categorizados.

O ideal é integrar as diversas fontes de dados e investir em um trabalho de processamento que ajudará a dar respostas em um tempo mais rápido do que se não houvesse esse nível de organização da informação.

Então, se você é da comunicação, saia da sua baia e vá se relacionar com as outras áreas, pois elas tem insumos preciosos e serão parceiras nesse trabalho de construção de uma cultura preventiva.

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel