Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Redes sociais externas: oriente o uso interno

Crie um manual orientando o funcionário sobre o uso adequado das redes sociais. Entenda como preparar sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 03/10/2016

Compartilhe:

Muitas empresas vetam a participação dos funcionários bloqueando o acesso às redes sociais, como Facebook e Twitter. Mas, essa postura não é o caminho ideal. Não é o fato de proibir tal uso que vai prevenir a empresa de danos e vazamento de informações estratégicas para o negócio.  Qual melhor caminho? Sempre o ideal é criar políticas claras, muito mais que normas afixadas em uma parede de concreto.

Que tal começar produzindo um  manual que oriente os funcionários sobre o que pode ou não ser postado, o que é legal compartilhar, o que traz valor e representa ameaça aos processos internos?

Em seguida, transforme esse manual em um treinamento simples, presencial ou on-line, onde sejam apresentados alguns casos do uso adequado das redes sociais e exemplos do que pode trazer danos à imagem da empresa, como postagens de fotos inadequadas, comentários preconceituosos ou compartilhamento de dados internos sigilosos.

Para que o assunto não saia da pauta, planeje encontros e edições temáticas de comunicados e matérias dando dicas e chamando o funcionário para sugerir temas de novas postagens.

Um exemplo legal é pedir para que o funcionário sempre compartilhe fotos e vídeos de treinamentos e viagens que fez para se aprimorar em algum projeto.  Ele se sente parte e ainda verá seu trabalho ganhando alcance interna e externamente. Como sua empresa tem lidado com as redes sociais?  Foi registrado algum caso de uso incorreto? Que tratamento foi dado?

Não esqueça de que é sempre vital explicar ao funcionário que os canais estão abertos e qual o papel de cada um, seja o jornal interno, mural ou a newsletter.

Manter um diálogo aberto entre gestores e colaboradores, dando voz e espaço e deixando claras as normas de uso das redes sociais é um caminho para evitar crises de imagem.

Cuide bem do funcionário, fomente os canais de comunicação e saiba dialogar!

E lembre-se: a boa comunicação independe do acesso ou proibição a rede. Primeiro crie relacionamento e pulverize as regras de bom uso, para depois monitorar e sustentar o diálogo em rede.

Gostou do texto sobre redes sociais?

Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.

Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica

Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel