Redes sociais externas: oriente o uso interno
Muitas empresas vetam a participação dos funcionários bloqueando o acesso às redes sociais, como Facebook e Twitter. Mas, essa postura não é o caminho ideal. Não é o fato de proibir tal uso que vai prevenir a empresa de danos e vazamento de informações estratégicas para o negócio. Qual melhor caminho? Sempre o ideal é criar políticas claras, muito mais que normas afixadas em uma parede de concreto.
Que tal começar produzindo um manual que oriente os funcionários sobre o que pode ou não ser postado, o que é legal compartilhar, o que traz valor e representa ameaça aos processos internos?
Em seguida, transforme esse manual em um treinamento simples, presencial ou on-line, onde sejam apresentados alguns casos do uso adequado das redes sociais e exemplos do que pode trazer danos à imagem da empresa, como postagens de fotos inadequadas, comentários preconceituosos ou compartilhamento de dados internos sigilosos.
Para que o assunto não saia da pauta, planeje encontros e edições temáticas de comunicados e matérias dando dicas e chamando o funcionário para sugerir temas de novas postagens.
Um exemplo legal é pedir para que o funcionário sempre compartilhe fotos e vídeos de treinamentos e viagens que fez para se aprimorar em algum projeto. Ele se sente parte e ainda verá seu trabalho ganhando alcance interna e externamente. Como sua empresa tem lidado com as redes sociais? Foi registrado algum caso de uso incorreto? Que tratamento foi dado?
Não esqueça de que é sempre vital explicar ao funcionário que os canais estão abertos e qual o papel de cada um, seja o jornal interno, mural ou a newsletter.
Manter um diálogo aberto entre gestores e colaboradores, dando voz e espaço e deixando claras as normas de uso das redes sociais é um caminho para evitar crises de imagem.
Cuide bem do funcionário, fomente os canais de comunicação e saiba dialogar!
E lembre-se: a boa comunicação independe do acesso ou proibição a rede. Primeiro crie relacionamento e pulverize as regras de bom uso, para depois monitorar e sustentar o diálogo em rede.
Gostou do texto sobre redes sociais?
Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.
Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica
Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.